1
O livro Alquimista nos apresenta a história de Santiago. Quem era Santiago?
Um jovem pastor que vê em sua profissão a liberdade com que ele tanto sonhava quando mais novo.
Um jovem historiador que buscava a sua liberdade
Grupo de amigos pesquisadores buscando seu crescimento interior
2
O que acontece com Santiago que está tirando a sua paz?
Ele tem o mesmo sonho todas as noites. Esse sonho revela para o personagem que ele tem em seu destino um tesouro a sua espera.
Ele sonha sobre coisas de esperança
Ele sonha sobre o futuro
3
De acordo com o livro: Santiago parte em uma jornada espiritual atrás do que o destino lhe reservou, em vários momentos da história, o que acontece com o personagem. Assinale a alternativa que se enquadra com o enredo do livro
Se sentiu confuso e indeciso
Ele se vê tentado a desistir de tudo e voltar à para a vida de pastor em que ele se sentia tão seguro, mas todas as vezes que isso está prestes a acontecer uma voz em seu interior faz com que ele continue seu caminho e nessas horas somos prestigiados com diversas frases de sabedoria.
4
Sobre a lenda pessoal que o livro retrata, vale tudo para chegar no seu objetivo? Assinale a alternativa que mais se enquadra a sua percepção
Mais importante do que a chegada é a caminhada, e não há caminho sem metamorfose: ela é a ponte que torna possível a nossa travessia até os novos continentes a serem descobertos dentro de nós.
Os fins justificam os meios.
Independente da situação tenho que colocar o meio bem estar em primeiro lugar, não importando com a realidade do outro
5
Durante seu percurso ele passa por diversas situações críticas, encontrando, um vendedor de cristais, um inglês, o amor de sua vida, Fátima e um alquimista. Durante o trajeto o que o personagem percebe?
Santiago passa a perceber que o tesouro não é necessariamente constituído apenas de ouro e pedras preciosas, mas sim do conhecimento adquirido.
O que importa é o tesouro constituído
6
Durante a jornada de Santiago aparece várias vezes um número. Qual número é esse?
85
25
23
75
96
7
Durante a viagem pelo deserto, o inglês conversa com Santiago sobre a Alma do Mundo. Ele a descreve como o princípio que governa todas as coisas. Assinale a alternativa que corresponde a história do livro.
Se tivermos uma intuição ou desejarmos algo genuinamente, estaremos imersos na Alma do Mundo. Santiago lê alguns dos livros de alquimia do inglês. Ele descobriu que quase todos os alquimistas famosos dedicaram suas vidas à realização de suas Lendas Pessoais. No entanto, Santiago quer ler os presságios do mundo por meio da vida cotidiana, e não em livros antigos.
Buscar o conhecimento e a realização pessoal
Possibilidades de novas aventuras