1
Quantas árvore são necessárias para fazer papel???
Se uma árvore é capaz de dar vida a 2 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 3.500 de árvore.
Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.
2
Tempo de decomposição do papel?
3 a 6 meses.
1 a 2 anos.
3
Como que foi criado o papel?
No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.
No ano 1502, o ,russo Jean-Jacques Rousseau ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de tintas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel,sento assim iventado
4
Químicos do papel?
Seu principal constituinte é a celulose, um polímero, mais precisamente um polissacarídeo construído a partir de monômeros de β-D-Glucose. A D-Glucose (C6H12O6) é um sacarídeo contendo 5 grupos álcool (OH) e um grupo aldeído (COH) no carbono 1.
Seu principal constituinte é a água, mais precisamente H2O construído a partir de monômeros de O2.
5
Os principais tipos de papéis são:
o papel couché fosco e brilho, papel fotográfico e jornal,quadriculado,seda.
o offset, pólen, papel supremo ou cartão triplex, papel couché fosco e brilho, papel fotográfico e jornal.
6
Consumo de papel?
A indústria de papel e celulose vem aumentando sua relevância, e seu consumo energético passou de 5% do consumo final industrial em 1970 para 16% em 2020, com um crescimento médio do consumo de 5,4% a.a. (1970 a 2020)
A indústria, e seu consumo energético passou de 29% do consumo final industrial em 1804 para 81% em 2006, com um crescimento médio do consumo de 9,4%.
7
Região brasileira onde mais produz papel?
A participação do estado de São Paulo na produção nacional de celulose e papel caiu de 50,3%, no biênio 2007-08, para 32,2%, em 2017-2018. Ainda assim, São Paulo continua sendo o maior produtor, seguido por Paraná, que responde por 14,1% da produção nacional.
A participação do estado de Tocantins, papel caiu de 22,3%, no biênio 2004-07, para 12,5%, em 2012-2013.
8
Desmatamento feito pelo papel:
O uso de papel cresceu mais de 1% e esse desmatamento causado para produzir papel é um grande ameaça para o meio ambiente.
O uso de papel cresceu mais de 400% em todo o mundo nos últimos 40 anos. A consequência disso é o derrubamento em massa de árvores e mais árvores, e esse desmatamento causado para produzir papel é um grande ameaça para o meio ambiente.
9
Quantas vezes o papel pode ser reciclado?
O papel é o que tem a vida mais curta dentro do processo de reciclagem. Ele aguenta apenas de cinco a sete reciclagens, isso porque sua composição é de fibras sensíveis e leves.
Papel.vida mais longa.Ele aguenta apenas de 11 a 12 reciclagens, isso porque sua composição é de fibras são pesadas.
10
Quem foi que inventou o papel?
Thomas Edison
O inventor Thomas não inventou apenas o papel. Ele registrou 2.332 patentes. Inventou o cinematógrafo, o gramofone, o cinescópio, o ditafone.
Cai Lun
Foi um alto funcionário da corte imperial, na dinastia Han, que inventou o papel a partir de casca de amoreira e fibra de bambu, no ano 105.
11
Em que ano o papel chegou no Brasil?
No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1501, na Bahia. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na escravidão.
No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionado pela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café
12
Quais são os benefícios do papel?
Então, ao invés de desmatar, a produção de papel aumenta a quantidade de árvores no planeta.
Tem-se maior retirada de carbono da atmosfera, o que ajuda a combater o efeito estufa