LEPTOSPIROSE EM RUMINANTES
A leptospirose é uma doença zoonótica de distribuição mundial causada pela infecção por qualquer um dos vários sorovares patogénicos de Leptospira. A doença afeta todos os mamíferos e tem uma ampla gama de efeitos clínicos, desde infeção subclínica leve até falência de múltiplos órgãos e morte.
0
0
0
1
A leptospirose comporta-se de maneira diferente em hospedeiros de manutenção e acidentais. Quando as sorovares adaptadas infetam os seus hospedeiros de manutenção, a leptospirose manifesta-se, na maioria das situações, de uma forma discreta. Contudo, quando infetam hospedeiros acidentais (de espécie distinta), provocam manifestações clínicas, normalmente mais graves e evidentes. Um hospedeiro acidental tem maior probabilidade de adquirir leptospirose de qual das seguintes formas?
Contato com urina infetada
Mordida ou arranhão de um hospedeiro de manutenção
Ingestão de fezes infetadas
Inalação de secreções respiratórias
2
A leptospirose em ruminantes é uma doença que pode causar perdas económicas devido à ocorrência de:
Diminuição da produção de leite
Todas as opções
Abortos
Mortalidade neonatal
3
Os bovinos servem como hospedeiro de manutenção para o sorovar Hardjo, que é a causa mais comum de leptospirose na espécie. As infeções crónicas geralmente estão associadas a abortos, natimortos e infertilidade (como referido na questão anterior). Qual das seguintes técnicas de maneio aumenta o risco de infeções por Hardjo em bovinos?
Inseminação artificial
Manter um rebanho “fechado”
Alimentação com rações
Pastoreio comum com ovinos
4
Historicamente, tem havido preocupação de que as vacinas contra a leptospirose apresentem um elevado risco de reações vacinais. No entanto, estudos recentes não mostram risco elevado isto porque as vacinas modernas são mais purificadas do que as gerações anteriores. Os sorovares incluídos nas vacinas também mudaram. Qual dos seguintes sorovares não pode ser encontrado nas vacinas disponíveis comercialmente?
Bratislava
Pomona
Icterohaemorrhagiae
Grippotyphosa
5
Nos bovinos, a manifestação clínica mais evidente e frequentemente observada é a provocada por leptospiras não adaptadas a esta espécie. À necrópsia dos animais mortos devido a esta infeção, observa-se:
Zonas hemorrágicas
Todas as opções
Urina de cor castanha
Icterícia (tonalidade amarela)