Infecção Hospitalar
O que é infecção hospitalar? O que são IRAS? Como combater a infecção hospitalar? No Brasil, qual o tipo de infecção hospitalar é mais recorrente? 15 de maio: Dia Nacional contra a infecção hospitalar
0
0
0
1
O que é Infecção Hospitalar?
Infecção hospitalar é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
É uma condição crítica em que o Hospital não pode mais funcionar.
Também conhecida como infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS),a infecção hospitalar é toda infecção adquirida durante a internação hospitalar (desde que não incubada previamente à internação) ou então relacionada a algum procedimento realizado no hospital (por exemplo, cirurgias), podendo manifestar-se inclusive após a alta.
2
Como as infecções hospitalares impactam os custos e a eficiência dos sistemas de saúde?
Maior tempo de internação, tratamento prolongado, necessidade de isolamento de pacientes infectados, risco de complicações e morte, resistência de microorganismos, afeta a qualidade de vida do paciente e sua família.
Não tem nenhum impacto nos custos para o hospital e nem para o paciente, pois o paciente já pagou pelo atendimento previamente.
Menor tempo de internação, tratamento curto, recuperação rápida, não afeta o paciente e seus familiares.
3
Quais são os fatores de risco mais comuns para a ocorrência de infecções hospitalares em pacientes internados?
Fatores de risco: Higienização das mãos, protocolo de cirurgia segura, isolamento, uso de equipamento de proteção individual, monitoramento pós-alta.
Fatores de risco: sistema imunológico enfraquecido, infecção recente, higienização das mãos com frequência, uso de EPI's.
Uso de dispositivos invasivos como: sonda vesical de demora, cateter venoso central, acesso venoso periférico, ventilação mecânica;
Fatores de risco: procedimentos médicos, como biópsias, endoscopias ou cirurgias;
Maior tempo de permanência no hospital
4
Quais são as práticas recomendadas para prevenir infecções hospitalares em unidades de saúde?
Higienização das mãos apenas uma vez ao dia é suficiente desde que faça uso de luva durante a assistência aos pacientes, recomendar uso de placas de isolamento quando necessário.
Higienização das mãos apenas com álcool a 70%, seguir rigorosamente as recomendações da CCIH, uso de EPI's, orientar pacientes e acompanhantes a respeito das normas do hospital, permitir a entrada de vários visitantes com alimentos no setor.
Higienização das mãos, Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), desinfecção e esterilização de superfícies de trabalho e instrumentos cirúrgicos, educação e treinamento de profissionais e pacientes, monitoramento e vigilância de infecções, evitar excesso de visitantes, não permitir a entrada de alimentos de fora da instituição.
5
Quais são os principais tipos de infecções hospitalares no Brasil?
Infecções de corrente sanguínea associadas a cateteres; Pneumonias associadas à ventilação mecânica; Infecções urinárias relacionadas ao uso de cateteres; Infecções de sítio cirúrgico.
Infecções de sítio cirúrgico, Amigdalite, Endocardite, Pancreatite, Infecção de corrente sanguínea, Pneumonia relacionada ao uso de Ventilação Não Invasiva.
Pneumonias associadas à ventilação mecânica, Pericardite, Rinite, Meningite, Infecções urinárias relacionadas ao uso de SVD.