1
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica de altíssima complexidade no que se refere à sua fisiopatologia e ao seu tratamento. É uma condição clínica muito comum a ser acompanhada e identificada nas Estratégias Saúde da Família. Sobre a IC, assinale a alternativa CORRETA.
A congestão pulmonar é uma das principais complicações da IC, por essa razão, os diuréticos fazem parte do tratamento, pois aliviam os sintomas.
A maioria das causas de reinternação nos pacientes já diagnosticados com IC não pode ser prevenida
2
Sobre Insuficiência Cardíaca, assinale a alternativa CORRETA
insuficiência cardíaca esquerda cursa com congestão pulmonar (dispneia, ortopneia, dispneia paroxística noturna).
O paciente com insuficiência cardíaca em geral é sintomático desde o início da doença, devido aos mecanismos adaptativos que mantêm o débito cardíaco normal.
3
Insuficiência Cardíaca (IC) é consequência de muitas doenças, que acometem o músculo cardíaco. Quando a equipe multidisciplinar recebe um paciente portador de IC em fase de descompensação, quais os objetivos do tratamento?
Aumentar a sobrevida, reduzir o tempo de internação, evitar reinternações e melhorar a qualidade de vida.
Orientar sobre a doença e identificar os sinais e sintomas da descompensação.
4
O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva é direcionado para eliminar o excesso de água acumulada pelo organismo, com o uso de diuréticos, e para aumentar a força e a eficiência da contração do miocárdio.
Errado
Certo
5
insuficiência cardíaca congestiva resulta da incapacidade do coração de bombear a quantidade necessária do sangue oxigenado para satisfazer as exigências metabólicas do organismo.
Certo
Errado