História infantil João e Maria (Conto)
Era uma vez, as margens de um rio, uma família que vivia em uma cabana feita de troncos de árvores. Era uma família muito pobre e não tinham nenhum luxo, mesmo assim não reclamavam, pois ainda tinham o que comer. Quer saber o restante da história? Assista o vídeo pelo seguinte link:https://youtu.be/YgImu01S11o Gostou da história? Quero ver se gostou mesmo! Responda a questão abaixo:
0
0
0
1
Quem são os personagens principais da história?
João e Maria
Maria e Lucas
José e Maria
2
Com quem eles moravam?
Com a tia e o tio
Com a mãe e com o pai
Com o pai e com a madrasta
3
A madrasta não gostava nenhum pouco de seus enteados e notou que aquele era um momento oportuno para resolver todos os seus problemas. — Existe uma solução. — A mulher olhou das crianças para o marido que a ouvia interessado. — Amanhã podemos levar os dois para a floresta e soltarmos lá… Com certeza alguém passará e os recolherão. O que a madrasta sugeriu que o pai fizesse com as crianças?
Abandonasse as crianças
Deixasse eles de castigo
Batesse nas crianças
4
Depois de muito caminharem, a madrasta deixou João e Maria em um lugar que julgou ser muito longe para regressar, e estava tão eufórica e feliz com tudo que nem percebeu as pedras que João ia deixando para trás. João e Maria ficaram sentados até a noite chegar, assim que a lua brilhou, as pedras se iluminaram e voltaram para casa. O que o esperto João usou na primeira vez que marcou o caminho?
pedrinhas
milho
bolinhas
5
O pai ficou muito feliz ao ver os filhos, mas a madrasta não. Decidiu que na manhã seguinte levaria mais longe e foi exatamente o que fez, mas, antes de começaram a caminhada, o pai deu aos filhos o último pedaço de pão e, foi com as migalhas do pão que João marcava seu caminho. Quando a madrasta e o pai voltaram para casa, João e Maria começaram a seguir os rastros de pão, porém, notaram que os pássaros haviam comido uma grande parte. Na segunda vez ,João não consegui juntar pedras para marcar o caminho .O que ele usou então?
Pau
feijão
pedaços de pão
6
João estava calmo, sua irmã chorava e sabia que precisava ser forte. Foi então que, inesperadamente avistaram uma casa diferente bem no meio da floresta. Decidiram pedir informação, mas ao se aproximarem perceberam que a casa era feita de pão e bolo.casa de doces história joão e maria Como estavam famintos, não pensaram em absolutamente em nada e foram comendo e comendo, até uma senhora abrir a porta e convidá-los para entrar. De que era feito a casinha que eles encontraram?
Pão e bolo
mel e pedra
tijolo
7
Era uma senhora muito simpática e deixou-os comer até não aguentarem mais. João e Maria caíram no sono, mas ao acordarem se assustaram. João estava preso em uma gaiola e Maria acorrentada. Ao olharem para a senhora simpática, perceberam que na verdade, era uma bruxa malvada. Que disse que comeria João e que Maria seria a sua escrava. Quem era a senhora simpática?
tia
Madrasta
bruxa
8
Por que a bruxa queria engordar o João?
Porque gostava dele
Para soltá-lo
Para comê-lo
9
Maria ficou desesperada ao ver a bruxa arrumando o forno para cozinhar seu irmão, assim que ligou o fogo, pediu para a Maria verificar a temperatura, mas a garotinha percebeu qual era a intenção da bruxa e disse que não conseguiria entrar. A bruxa, faminta do jeito que estava, enfiou a cabeça no forno para mostrar pra Maria que, se ela cabia, Maria também caberia. Mas, a pequena garotinha foi mais rápida e empurrou a bruxa malvada para dentro do forno e fechou. Ela gritou e gritou, mas Maria correu para salvar o irmão, enquanto a bruxa morria queimada em sua própria armadilha. Com o irmão livre, João e Maria encheram os bolsos de doces, comidas e ainda com uma parte do tesouro da bruxa e saíram correndo dali. Como eles se livraram da bruxa?
jogando-a no fogo
Jogando água nela
trancando a bruxa na gaiola
10
Estavam tão desesperados que acabaram encontrando um rio que conheciam muito bem, e quando ergueram a cabeça, notaram o pai sentado na frente de casa com a cabeça baixa. João e Maria se aproximaram e viu que o pai chorava, mas ao ver os filhos. Começou a rir e a dançar de tanta felicidade. Quando voltaram para a casa como os pais estavam?
tristes
felizes
bravos