História 9º ano
A I guerra mundial. A II guerra mundial. A era Vargas.
0
0
0
1
Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.
I guerra mundial
Guerra da coreia
Guerra fria
II guerra mundial
2
Possíveis causas para o conflito
Disputas de mercados internacionais.
Todas as alternativas estão corretas.
Atrito entre as grandes potências por causa de questões coloniais.
A França queria revanche contra a Alemanha por ter perdido o território da Alsácia-Lorena.
3
Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, no dia 28 de Junho de 1914. O autor do crime foi Gavrilo Princip, participante do grupo nacionalista Mão Negra. Esse fato foi, apenas, a “gota d’água” para o início do conflito.
Falso
Verdadeiro
4
Os países estavam armados e preparados para guerrear. As potências reuniram-se em blocos. marque corretamente a Tríplice Entente.
(Tríplice Entente) Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917).
(Tríplice Aliança) Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano
(Tríplice Entente) Alemanha, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917).
(Tríplice Aliança) França, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano
(Tríplice Entente) Império Austro-Húngaro, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917).
(Tríplice Aliança) Império Alemão, Império Turco-Otomano e Estados Unidos
(Tríplice Entente) Império Turco-Otomano, Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917).
(Tríplice Aliança) Império Alemão, Império Austro-Húngaro., Império Britânico.
5
Os soldados conviviam com ratos, parasitas, lama ou pó, frio ou calor, conforme a estação do ano. Eram protegidas por grandes redes de arame farpado e por muitos homens armados com metralhadoras.
Barreiras
Fortalezas
Trincheiras
Forte
6
Na primeira Guerra Mundial, os confrontos foram longos, muito maiores que os países esperavam e se prepararam economicamente. Após 1914, as economias dos países - a indústria, os investimentos do Estado, a mão de obra, tudo se voltava para a economia de guerra.
Verdadeiro
Falso
7
Hitler, ao discursar para o povo, culpava os políticos liberais pela derrota da Alemanha na I Guerra Mundial e pelas condições humilhantes impostas ao país no:
Tratado de Versalhes
Tratado de Berlim
Tratado de Paris
Tratado de Stalingrado
8
Em 1923 Hitler tentou um golpe de Estado, mas fracassou e foi preso. Na prisão escreveu um livro com os princípios básicos do nazismo, que são: existência de uma raça “pura” (ariana), superior às demais; o antissemitismo, culpando os judeus de terem contaminado a raça alemã (ariana); para purificar a Alemanha, era preciso exterminar os judeus; os alemães precisavam conquistar territórios de outras nações para garantir seu espaço vital.
Verdadeiro
Falso
9
Mussolini tornou-se primeiro ministro alemão a convite do rei Vittorio Emanuelle III, mediante pressão dos fascistas. No poder Mussolini implantou uma ditadura brutal, pôs fim em todos os partidos de oposição, fechou órgãos de imprensa, perseguiu e prendeu vários jornalistas, criou uma polícia secreta que perseguia e assassinava seus adversários.
Falso
Verdadeiro
10
Os governos totalitários da Alemanha, da Itália e do Japão conseguiram impor a suas respectivas populações uma disciplina social severa, direcionando seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar. Esses governos se destacaram Pelo regime:
Democrático
Autoritário
Socialista
capitalista
11
Em 1 de Setembro de 1939, os alemães invadem o norte da Polônia. Depois os soviéticos ocuparam o leste. Inglaterra e França reagiram declarando guerra à Alemanha. Para os europeus 3 de setembro foi o início da Segunda Guerra Mundial.
Verdadeiro
Falso
12
Quando ocorreu a 2ª Guerra Mundial?
1939-1945
1914-1918
1929-1944
1933-1940
13
Os Aliados foram os vencedores da segunda guerra mundial. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?
Verdadeira
Falso
14
Pôs fim à Primeira República Brasileira, conhecida popularmente como “República Velha” ou “República do Café com Leite”.
Revolução de 1929
Revolução de 1917
Revolução de 1930
Revolução de 1935
15
Revolução de 1932 ou Guerra Paulista foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Revolução militar
Revolução Constitucionalista
Revolução republicana
Revolução imperialista
16
Constituição que surgiu a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, a proibição de trabalho infantil, a jornada de 8 horas diárias, férias remuneradas e descanso semanal. Ela trazia ainda o voto secreto e o sufrágio feminino, que já estava previsto no Código Eleitoral de 1932.
A Constituição de 1934
A Constituição de 1932
A Constituição de 1930
A Constituição de 1935
17
Teve início no dia 10 de novembro de 1937, com um golpe liderado por Getúlio Vargas. Com o golpe, o Congresso Nacional, as assembleias legislativas e as câmaras municipais foram fechadas; os governadores foram substituídos por interventores nomeados por Vargas, e foi imposta uma Nona Constituição.
Estado Novo
Ação Integralista Brasileira
Golpe militar
Novo Golpe
18
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
Falso
Verdadeiro
19
O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infraestrutura. Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou um período democrático, fim da censura e aplicação de um regime de caráter imperialista.
Falso
Verdadeiro
20
А аѕсеnѕãо dе um lídеr саrіѕmátісо fоі um fеnômеnо quе осоrrеu роr tоdа а Аmérіса Lаtіnа. Nеѕѕеѕ gоvеrnоѕ, há um соnјuntо dе рrátісаѕ роlítісаѕ num ареlо ао "роvо", gеrаlmеntе utіlіzаndо-ѕе dе umа nаrrаtіvа раtеrnаlіѕtа. O texto acima refere-se ao: О tехtо асіmа rеfеrе-ѕе ао:
Populismo
imperialismo.
Nacionalismo.
Socialismo.