História do pensamento arquivístico a partir da função classificação 24/07/2024
Questionário feito com o propósito de premiar o aluno inscrito na ação de extensão "História do pensamento arquivístico a partir da função classificação" com um exemplar do livro "Gestão de documentos no Brasil: uma visão a partir da situação da Administração Pública Federal", de autoria do prof. dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa.
0
0
0
1
Um ponto importante da centralização arquivística ocorrida no final da Idade Média e início da Idade Moderna foi:
A queda do Império Romano
A criação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
A criação do Arquivo Público do Império no Brasil
2
A regra 16 do Manual de Arranjo e Descrição da Associação dos Arquivistas Holandeses (1898) estabeleceu que: "O sistema de arranjo deve ser baseado na organização original do arquivo, a qual, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu". A regra supracitada ainda sugere dois caminhos metodológicos para executar o arranjo correspondente às funções do produtor. Assinale a resposta correta
A criação de cabeçalhos arbitrariamente determinados
A criação de cabeçalhos sugeridos pelo caráter e organização do próprio arquivo
3
Diante do panorama da produção de documentos arquivísticos digitais, a classificação assume um papel importante de atribuição de natureza arquivística às informações produzidas em sistemas informatizados e pode ser visualizada em um/uma:
Código de Classificação do Conselho Nacional de Arquivos
Documento de arquivo
Metadado
4
É possível perceber no Brasil alguns traços de diferentes linhas de pensamento no que se refere à classificação de documentos de arquivo. Assinale a alternativa correta:
Porque o Brasil possui ainda massa documental acumulada
Porque o Brasil possui muitos cursos de Arquivologia, com professores e pesquisadores com pensamentos diferentes
Ao observarmos o Código de Classificação do Conarq, elaborado por meio de assuntos, isto contrasta com os instrumentos de classificação do Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo e o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, nos quais os planos de classificação são elaborados a partir de funções, identificando tipos documentais.
5
Heloísa Liberalli Bellotto revolucionou a construção de planos de classificação a partir da criação do conceito de:
Tipo documental
Espécie
Tipologia documental