1
Como funciona o eixo hipotálamo hipófise gonadal feminino?
A interação hormonal entre hipotálamo, glândula hipófise posterior e ovários regula o sistema reprodutivo feminino. O hipotálamo liberar um peptídio pequeno, hormônio decretador de gonadotrofina (GnRH), também conhecido como hormônio luteinizante liberador de hormônio.
A interação hormonal entre hipotálamo, glândula hipófise anterior e ovários regula o sistema reprodutivo feminino. O hipotálamo secreta um peptídio pequeno, hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), também conhecido como hormônio luteinizante liberador de hormônio.
2
O que que acontece quando tem uma célula ou tecido submetida a 2 ou mais hormonios ?
Depende do tipo dos hormônios envolvidas. As interações hormonais podem ser de 3 tipos, sinergistas, quando o efeito dos hormônios combinados é menor que a soma individual(também chamado de potencialização).
Permissividade que ocorre quando um hormônio consegue exercer todo seu papel sozinho e não precisa de um hormônio auxiliar em concentrações adequadas.
Antagonismo que é quando hormônios disputam por um mesmo receptor ou quando hormônios realizam funções opostas, exemplo da ocitocina e dopamina com relação a liberação da prolactina.
Depende do tipo dos hormônios envolvidas. As interações hormonais podem ser de 3 tipos, sinergistas, quando o efeito dos hormônios combinados é maior que a soma individual(também chamado de potencialização).
Permissividade que ocorre quando um hormônio não consegue exercer todo seu papel sozinho e precisa de um hormônio auxiliar em concentrações adequadas.
Antagonismo que é quando hormônios disputam por um mesmo receptor ou quando hormônios realizam funções opostas, exemplo da ocitocina e dopamina com relação a liberação da prolactina.
3
O que o FSH faz no homem?
O hormônio folículo estimulante (FSH) desativa a espermatogênese e o luteinizante (LH), a produção de testosterona. Algumas vezes, a quantidade de FSH não é suficiente para estimular os testículos — isso se demonstra pelo exame de sangue. Nesse caso, a solução é a administração de LH, que pode resolver o problema.
O hormônio folículo estimulante (FSH) ativa a espermatogênese e o luteinizante (LH), a produção de testosterona. Algumas vezes, a quantidade de FSH não é suficiente para estimular os testículos — isso se demonstra pelo exame de sangue. Nesse caso, a solução é a administração de FSH, que pode resolver o problema.
4
Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endócrino humano:
A tireóide é a glândula produtora do hormônio tiroxina, também denominado de paratormônio, que participa da regulação de cálcio e fosfato no sangue.
. As gônadas (ovários e testículos) também são glândulas endócrinas, que produzem hormônios responsáveis pelo amadurecimento sexual e pelas características sexuais secundárias da espécie.
5
Como ocorre a interação entre o hipotálamo hipófise e as gônadas?
O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio decretador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise posterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, bloquear as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.
O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise anterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, estimula as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.
6
O sistema endócrino é formado por diferentes glândulas endócrinas. Marque a alternativa que indica corretamente uma característica compartilhada por todas as glândulas endócrinas.
Todas as glândulas endócrinas produzem secreções que atuam exclusivamente na superfície do corpo.
Todas as glândulas endócrinas atuam diretamente no sistema nervoso.
Todas as glândulas endócrinas apresentam ductos.
Todas as glândulas endócrinas produzem hormônios.