1
A Guerra de Secessão iniciou-se quando os estados sulistas declararam sua secessão e promoveram o ataque contra o Fort Sumter. O estopim para o início do conflito foi:
a vitória de Abraham Lincoln nas eleições presidenciais.
a proibição de funcionamento de sociedades secretas sulistas como a Ku Klux Klan.
a revogação da Lei Nebraska-Kansas.
2
Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.
recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
3
A respeito da derrota dos confederados durante a Guerra Civil Americana, encontre a alternativa incorreta:
o embargo econômico aplicado pelos nortistas sobre o Sul dos Estados Unidos colocou grande pressão sobre a economia sulista.
as crescentes fugas de escravos sulistas durante a guerra para o norte contribuíram para intensificar a crise econômica no lado confederado.
na fase final do conflito, o general sulista Robert E. Lee desertou do lado confederado e ajudou a União a pôr fim à guerra ao ajudar na conquista de Richmond.
4
No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse presidente, o país era “uma casa dividida contra si mesma”, uma vez que: I – os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um presidente contrário à expansão desse sistema. II – a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul. III – os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista. IV – divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.
I e II
I e III
I, II e IV
5
Em 1864, o conselho geral da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) incumbiu Karl Marx de redigir uma carta endereçada a Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, por ocasião de sua reeleição. Nessa carta, Marx felicitava o estadunidense e relacionava a luta contra a escravidão na América aos interesses e demandas das classes trabalhadoras. A respeito do contexto histórico dessa carta, é correto afirmar:
Nos Estados Unidos da América, desenrolava-se a Guerra de Secessão, provocada pela separação das unidades federativas que desejavam a manutenção da escravidão.
A Guerra Civil Americana foi provocada pelas ligações do então presidente Abraham Lincoln com a esquerda comunista internacional liderada pelo filósofo alemão Karl Marx.
Na Europa, a fundação da AIT representava uma tentativa de canalizar as lutas operárias para o interior das instituições políticas da sociedade burguesa, através da participação eleitoral.