Grécia Antiga e Idade Média
Esse quiz é referente a apresentação em sala, ele trata sobre o padrões de beleza da Grécia Antiga e Idade Média
0
0
0
1
O padrão de beleza na Grécia antiga, foi baseado em quê?
Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar. Idade Média pressupunha delicadeza: mãos, pernas e seios pequenos, com lábios finos e delicados. Há relatos, inclusive, de que as mulheres costumavam prender os seios desde a infância, para evitar o crescimento
Acreditava-se que a beleza era uma consequência da sua obediência, devoção, pureza e castidade, assim como a Virgem Maria.
Era baseado no corpo belo que era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.
2
Por que para os gregos a beleza não estava no corpo feminino?
Por que os estudos mostra que o índice de massa corporal considerado mais atraente no caso das mulheres está abaixo do nível necessário para a saúde.
A beleza era qualidade do corpo masculino mais especialmente do homem rico, másculo. Afinal, naquela sociedade, somente o homem tinha direito à cidadania, isto é, à vida política.
Ser uma mulher bonita, no entanto, era sinal de problema. E como se isso já não fosse ruim o
suficiente, a beleza era frequentemente motivo de competição.
3
O padrão de beleza da Grécia antiga, é refletido em algumas culturas hoje em dia?
Hoje em dia o padrão de beleza grego antigo, não é comum cultural, pois naquela época o padrão de beleza tanto masculino tanto feminino se baseava apenas no corpo másculo.
Hoje em dia o padrão de beleza grego antigo, é comum cultural, nos países europeus principalmente.
No contexto da historia da humanidade – espalhados em períodos de desenvolvimento -,
entre tantas civilizações e sociedades, podemos encontrar na historia da arte pela primeira vez,
uma manifestação artística que se ligava a inteligência e ao belo.
4
Por que para os gregos da antiguidade a mulher bela era perversa e a mulher perversa era bela?
Ser uma mulher bonita, no entanto, era sinal de problema. Por que aos homens caberia o espaço da produção, do mundo público, do poder e das decisões.
A beleza era qualidade do corpo masculino mais especialmente do homem rico, másculo e grego. Afinal, naquela sociedade, somente o homem tinha direito à cidadania, isto é, à vida política.
Ser uma mulher bonita, no entanto, era sinal de problema. E como se isso já não fosse ruim o
suficiente, a beleza era frequentemente motivo de competição.
5
O padrão de beleza da Grécia antiga e Idade média, eram diferentes em quais aspectos?
O corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Há relatos, inclusive, de que as mulheres costumavam prender os seios desde a infância, para evitar o crescimento
Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. E na Idade Média viam a mulher sob dois arquétipos opostos e baseados nas Escrituras: de um lado, a Virgem Maria, representando a absoluta castidade e, de outro, a Eva pecadora.
Na Grécia Antiga, o corpo belo era aquele que mostrasse harmonia e proporção. Nas mulheres, as curvas eram o ideal: seios volumosos e quadril largo eram sinais da capacidade física feminina de procriar.Idade Média pressupunha delicadeza: mãos, pernas e seios pequenos, com lábios finos e delicados. Há relatos, inclusive, de que as mulheres costumavam prender os seios desde a infância, para evitar o crescimento