GLICOCORTICOIDES
Testem seus conhecimentos acerca do conteúdo de glicocorticoides.
0
0
0
1
Os glicocorticoides, ou anti-inflamatórios esteroidais (AIE), são fármacos amplamente utilizados, em função de seus efeitos imunossupressores e anti-inflamatórios, no tratamento de muitas doenças reumáticas, além de outras doenças inflamatórias. Os AIE exercem seus efeitos biológicos por meio da simulação da ação endógena do hormônio cortisol. Acerca dessa classe de medicamentos, assinale a alternativa correta.
Os principais efeitos dos glicocorticoides estão relacionados à indução ou à inibição da transcrição gênica, refletindo diretamente apenas sobre os sistemas cardiovascular e endócrino.
A terapia corticosteroide é considerada segura mesmo em doses mais elevadas, quando são realizadas administrações prolongadas.
O efeito imunossupressor dos anti-inflamatórios esteroidais (AIE) é explicado pelo bloqueio da expressão do fator de necrose tumoral (TNF).
No citoplasma, os glicocorticoides ligam-se a receptores proteicos específicos, que são proteínas citoplasmáticas com estrutura contendo domínios comuns a outros membros da superfamília de receptores nucleares.
Modificações na estrutura bioquímica do cortisol pouco interferem em sua potência biológica e em parâmetros farmacocinéticos, tais como absorção, ligação proteica, taxa de transformação metabólica e excreção.
2
A principal droga de tratamento das doenças autoimunes envolve a utilização de glicocorticoides, sendo o mais importante deles o cortisol. Os efeitos benéficos dos glicocorticoides são sobrepujados, entretanto, pelos seus efeitos colaterais indesejados, que incluem osteoporose e diabetes. Sobre os glicocorticoides e suas implicações, assinale a alternativa INCORRETA.
Doenças como artrite reumatoide, esclerose múltipla e psoríase são autoimunes.
A função do cortisol é aumentar as concentrações de glicose e glicogênio no corpo.
Os glicocorticoides regulam diretamente a síntese de citocinas pela interação com os genes.
O cortisol é um mineralocorticoide, e o aumento da sua secreção eleva a reabsorção de K+
3
Os glicocorticoides são fármacos utilizados para diversas patologias, dado o seu mecanismo de ação. Em situações emergenciais ou em uso crônico, podem acarretar vários efeitos colaterais e/ou adversos. Marque o item que explica o efeito adverso e o seu respectivo mecanismo de ação.
Em concentrações não fisiológicas, os glicocorticoides têm atividade mineralocorticoide, o que explica a retenção de sódio e a perda de potássio, acarretando as modificações do sistema cardiovascular, por exemplo.
Os efeitos de retroalimentação positiva provocados pelas altas doses de glicocorticoides na adrenal explicam a necessidade de redução de dose gradual desses fármacos, o que é conhecido como “desmame”.
Os glicocorticoides podem promover a lipogênese, reduzindo, por exemplo, a atuação de enzimas como a lipase, o que explica a mudança de deposição de gordura em pacientes que fazem o uso desses fármacos.
As alterações nas concentrações plasmáticas de cálcio promovidas pelos glicocorticoides se explicam pelo aumento da absorção de cálcio pelo intestino e pela maior reabsorção renal desse eletrólito.
4
As opções a seguir indicam efeitos do excesso de glicocorticoide (endógeno ou exógeno), à exceção de uma. Assinale-a.
Diminui a força óssea.
Diminui a vida útil dos osteoclastos.
Suprime a osteoblastogênese.
Estimula de forma rápida e forte a apoptose de osteoblastos e osteócitos.
5
Assinale a alternativa correta com relação aos glicocorticoides.
Aumentam a formação óssea.
Aumentam a secreção de esclerostina.
Reduzem a apoptose de osteoblastos.
Melhoram a circulação canalicular dos ossos.
6
Quanto aos efeitos sobre a função imunológica e processos inflamatórios, observa-se que os glicocorticoides
estimulam a síntese linfocitária de uma variedade de citocinas.
promovem apoptose das células mieloides.
estimulam a ação da histamina, a síntese de prostaglandinas.
inibem a resposta proliferativa dos monócitos ao fator de estimulação de colônias e sua diferenciação em macrófagos e, também, inibem suas funções fagocítica e citotóxica.
7
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um anti-inflamatório esteroidal sistêmico.
Nistatina.
Dexametasona.
Fluticasona.
Budesonida.
8
A respeito das indicações para o uso de glicocorticoide no doente crítico, analise os itens a seguir. I. Choque séptico refratário a catecolaminas. II. Pneumonia bacteriana grave, com choque ou com necessidade de ventilação mecânica. III. Síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus da Influenza. IV. Trauma raquimedular ou traumatismo craniano grave Assinale a opção que apresenta os itens corretos.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
9
Sobre os efeitos cardiovasculares dos glicocorticoides (via receptor de glicocorticoides): ( ) Obesidade, Hipertensão, Dislipidemia. ( ) Na célula endotelial diminuem a vasodilatação endotélio dependente. ( ) Na Musculatura vascular lisa diminuem a contratilidade. Sabendo que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
V – V – F.
F – V – V.
F – F – V.
V – F – F.
10
São efeitos celulares dos glicocorticoides, EXCETO:
Reduz discretamente os níveis de imunoglobulinas, sem reduzir a produção específica de anticorpos.
Promove a atrofia das fibras musculares tipo lIb.
Suprime a síntese e ação do estrógeno e testosterona.
Suprime a apoptose dos linfócitos T ativos e imaturos.
11
Dentre as complicações do uso crônico de glicocorticoides NÃO está incluída:
Osteopetrose
Osteoporose
Diabetes
Osteonecrose
12
Um paciente de 36 anos foi submetido a um transplante renal e, no pós-operatório, recebeu altas doses de corticoides. Qual das complicações metabólicas a seguir poderá ocorrer no metabolismo dos carboidratos?
Retardo do crescimento.
Má absorção.
Hipoglicemia.
Diabetes.