Geografia - Urbanização
Tarefa de Geografia - Perguntas inspiradas no livro didático e no material extra disponibilizado pelo professor "Resumo extra de aula".
0
0
0
1
Como é definido cidade para a GEOGRAFIA?
Aglomerado com um certo número de habitantes, que exercem atividades não rurais, isto é, atividades ligadas à indústria, ao comércio e aos serviços.
Comunidade governada por um soberano (aquele que exerce o poder), cuja a função é a integração de todos os habitantes para trabalharem por um bem comum.
Toda sede de serviço independentemente da população e dos serviços ou recursos que oferece a seus habitantes.
Aglomerado com mais de 20 mil habitantes, em que esse número pode ser menor em alguns países.
2
São exemplos de Cidades Globais: Nova Iorque, Tóquio, Londres, Berlim, São Paulo, Buenos Aires e Bombaim. Marque a alternativa sobre o que DEFINE Cidades Globais.
Grandes centros urbanos com importante função econômica internacional.
Cidades do interior de um país.
Metrópoles com alto índice de industrialização, sendo necessariamente a capital de um país.
Cidades cuja a principal função é abrigar refugiados e imigrantes.
3
Acesse o IBGE Cidades (https://cidades.ibge.gov.br/) e busque por São João da Boa Vista, e com bases nas informações lá encontradas assinale a alternativa que apresenta a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade em 2010 e o esgotamento sanitário adequado desse mesmo ano respectivamente.
97,2% e 96,5%
96,5% e 97,2%
27,8% e 91,4%
97,2% e 91,4%
91,4% e 27,8%
4
"Fatores repulsivos: ocorrem quando a urbanização acontece pela expulsão ou afastamento da população do campo para as cidades, com uma migração em massa que chamamos de êxodo rural ou migração campo-cidade". São exemplos de fatores repulsivos:
As melhores condições de vida aos trabalhadores rurais causadas pela mecanização do campo.
Políticas de expansão de atividades agropecuárias.
Baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra e concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos).
O rápido e fácil acesso a produtos, bens de consumo e serviços nas cidades.
5
"Fatores atrativos: ocorrem pela urbanização causada pela atração da população do campo para as cidades". Assinale os exemplos de fatores atrativos.
Maior oferta de emprego gerada pela industrialização, além da existência de melhores condições de renda e de vida. O rápido e fácil acesso a produtos, bens de consumo e serviços, como escolas e hospitais.
Alto índice de industrialização das atividades agropecuárias.
Presença de um líder (prefeito) que administra o município.
Baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra.
6
Assinale a alternativa que melhor define o fenômeno mostrado no gráfico. OBSERVAÇÃO: A linha AZUL indica o crescimento urbano e a LARANJA o rural.
Processo de urbanização, em consequência de melhores políticas públicas em razão da transição demográfica.
Êxodo urbano, devido a mecanização do campo.
Processo de urbanização, em decorrência do êxodo rural e industrialização das cidades.
Nenhuma das outras alternativas.
Êxodo urbano, devido a baixa disponibilidade de emprego nas cidades.
7
Sobre a urbanização brasileira selecione a alternativa que apresenta apenas afirmações INCORRETAS. I - O processo de industrialização começou por volta de 1930, o que motivou o êxodo rural intensificando-se principalmente em 1950 com a grande vinda de imigrantes para a região sudeste que concentrava a maior parte das indústrias gerando uma desigualdade em relação as outras regiões do país. II - O rápido processo de urbanização acarretou em bom planejamento urbano, concedendo as pessoas melhores qualidades de vida. III - O grande fluxo de pessoas para o sudeste ocasionou em uma sobrecarga em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, em que a população mais pobre se concentrava em moradias irregulares como favelas.
Está incorreta apenas a afirmação II.
Não há nenhuma afirmação incorreta.
Estão incorretas as afirmações I e II.
Estão incorretas as afirmações I e II.
Está incorreta apenas a afirmação I.