Geografia do Rio Grande do Sul
Quiz sobre a Geografia do Rio Grande do Sul! Espero que aprenda muito com o quiz e se divirta!
0
0
0
1
(PUC RS) Quanto à formação geológica do Rio Grande do Sul, é correto afirmar:
A Planície Costeira, formada por cordões arenosos com elementos lagunares, tem a sua
origem no Paleozóico, período Holoceno.
O Escudo Uruguaio-sul-riograndense é formado por rochas cristalinas e tem a sua origem no
Cenozóico.
Os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná correspondem a um pacote geológico arenítico e
basáltico cuja formação se deu no Mesozóico.
A Região Metropolitana de Porto Alegre está situada num ecótono de basalto e calcário.
A Cuesta do Haedo teve sua formação iniciada no Quarternário.
2
(PUC RS) A planície costeira do Rio Grande do Sul, localizada na porção leste do Estado, é a paisagem de formação geológica mais recente do território gaúcho (quaternário). Apresenta-se mais estreita no seu trecho norte e mais ampla nas porções centro-sul. Além dessas características, a planície costeira: I. é formada basicamente por deposição sedimentar originária de avanços e recuos do nível do mar nos últimos quatrocentos mil anos. II. apresenta um grande número de corpos d’água – lagunas e lagoas costeiras – que configuram um registro na paisagem de níveis de mar mais alto, relacionado aos períodos de aquecimento global de um passado geológico recente. III. apresenta, como cobertura vegetal original, a vegetação de restingas sobre sequências de depósitos sedimentares marinhos/eólicos, intercalados com corpos d’água. IV. tem, como limite interior, no trecho norte, as escarpas do Planalto Meridional; e, no trecho sul, os leques aluvias junto à encosta do embasamento cristalino. Estão corretas as características:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV.
II, III e IV, apenas.
3
No que se refere aos aspectos físicos do Rio Grande do Sul, marque a falsa:
O Rio Grande do Sul está situado na Zona Intertropical, visto que seu território se encontra
entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Esse fato justifica a presença do clima equatorial
na região.
Com extensão territorial de 281.748,538 quilômetros quadrados, o Rio Grande do Sul é o
maior estado da Região Sul.
Existe uma grande variedade geomorfológica no estado, pois o relevo gaúcho apresenta
planícies, planaltos e depressões.
O estado do Rio Grande do Sul abriga a Bacia Hidrográfica do Uruguai, que apresenta potencial
de navegação e hidrelétrico.
Sua cobertura vegetal é composta por áreas de floresta tropical, mata de araucárias, mangues
e campos (pampas).
4
(UFRGS) Sobre os aspectos físicos do Rio Grande do Sul, considere as seguintes afirmações. I. O Estado apresenta variedade geomorfológica: planícies, planaltos e depressões. II. A Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, que cobre o setor norte e oeste do Estado, apresenta potencial de navegação e potencial hidrelétrico. III. A cobertura vegetal é composta por áreas de floresta tropical, mata de araucárias, mangues e campos. Quais estão corretas?
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Apenas II.
Apenas I.
5
(UFRGS) Os areais do Sudoeste do Rio Grande do Sul, freqüentemente denominados de desertos do Rio Grande do Sul, tem na ação dos ventos um dos principais agentes da natureza que contribuem para a sua expansão. Os ventos ocasionam a migração dos grãos de areia para a cobertura herbácea dos campos, provocando o seu soterramento. Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
Os areais do Sudoeste do Rio Grande do Sul, assim como os desertos, são caracterizados pelos
baixos índices de precipitação durante todo o ano.
A textura arenosa é um dos indicativos da fragilidade dos solos no Sudoeste do Rio Grande
do Sul.
A presença de grandes rebanhos de caprinos no Sudoeste do Rio Grande do Sul provação
pisoteio excessivo nos campos herbáceos, ocasionando os areais.
Desmatamento das florestas no Sudoeste do Rio Grande do Sul é a causa principal da
formação dos areais.
A atividade de pecuária do tipo intensivo e uma característica das propriedades rurais do
Sudoeste do Rio Grande do Sul e tem provocado os areais.
6
(UCS RS) RIO GRANDE DO SUL O relevo do Rio Grande do Sul assemelha-se ao do restante do Brasil, é muito antigo e não sofre manifestações tectônicas expressivas há milhões de anos. Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre o relevo do Rio Grande do Sul. ( ) O Planalto Norte-Rio-Grandense é formado por espessas camadas de rochas vulcânicas, sobretudo o basalto. As maiores elevações estão na parte leste e nordeste do Planalto, e nele se localiza o ponto mais elevado do território rio-grandense, o Monte Negro, situado em um trecho da Serra Geral conhecido como Serra do Realengo, no município de São José dos Ausentes. ( ) A Depressão Central se estende de leste a oeste do Rio Grande do Sul e sobre ela corre o rio mais importante do Estado: o Jacuí. É formada por rochas sedimentares antigas, entre as quais o calcário, o xisto e o carvão mineral. ( ) A Planície Litorânea é formada por sedimentos recentes. No litoral norte, a planície é estreita. Aparecem junto ao mar elevações rochosas que são blocos remanescentes dos grandes falhamentos sofridos pela bacia do Paraná. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
V/ V/ F
F/ V/ V
V/ F/ V
V/ F/ F
V/ V/ V
7
(UERGS) Assinale a alternativa que apresenta as massas de ar que influenciam o clima do Rio Grande do Sul.
Tropical Continental – Equatorial Atlântica – Tropical Atlântica.
Equatorial Continental – Polar Atlântica – Tropical Continental.
Equatorial Atlântica – Polar Continental – Equatorial Continental.
Tropical Continental – Polar Atlântica – Tropical Atlântica.
Equatorial Continental – Tropical Continental – Equatorial Atlântica.
8
(PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre o Estado do Rio Grande do Sul. I. É o quinto Estado mais populoso do Brasil, tendo uma população superior aos dois outros Estados formadores da Região Sul. II. Não pode ser considerado um Estado urbanizado, pois menos de 80% de sua população mora em áreas urbanas. III. O típico vento minuano “entra” pelo sudoeste do Estado e provoca tempo bom; já o “carpinteiro da costa”, proveniente do Atlântico, “entra” pelo sudeste e provoca chuvas. IV. Entre os principais cultivos agrícolas, encontram-se o arroz, o milho, o fumo, a videira, o trigo e a soja, sendo os dois últimos exemplos de lavouras mecanizadas. Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:
I, II e III
II e IV
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
9
(IFRS) Sobre os setores econômicos do Rio Grande do Sul, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1. Agropecuária 2. Indústria 3. Serviços ( ) Setor que mais contribui para a constituição do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. ( ) Setor bastante ligado ao da agropecuária, o que é percebido a partir do desenvolvimento das agroindústrias. ( ) Setor que fica em último lugar na constituição do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. ( ) Setor que se destaca no âmbito das exportações, mais desconcentrado no território, sendo a principal fonte econômica dos pequenos municípios. ( ) Setor que se apresenta mais concentrado no território, cujos estabelecimentos localizam-se principalmente no eixo Porto Alegre- Caxias do Sul. ( ) Porto Alegre é o município do Rio Grande do Sul que apresenta maior desenvolvimento desse setor. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
3 – 2 – 2 – 1 – 1 – 3
2 – 3 – 1 – 1 – 3 – 2
1 – 3 – 2 – 2 – 3 – 1
1 – 2 – 3 – 3 – 2 – 1