Gastronomia e Fitoterapia de MG
Esse quiz tem como objetivo incentivar a curiosidade em relação à gastronomia e fitoterapia mineira, em comemoração aos 300 anos do Estado. A gastronomia e a fitoterapia são ramos que podem ser estudados em Biologia e Ciências porque são áreas que utilizam a biodiversidade de animais e plantas do nosso estado, mostrando sua riqueza e importância. Todo o conteúdo consta do PET 300 Comemorativo da SEE-MG.
0
0
0
1
A cozinha mineira preza pelo aproveitamento de todos os tipos de alimento, o que gerou, ao longo de nossa história, composições saborosas, tais como farofas, sopas e mexidos, que ainda compõem o cardápio do mineiro contemporâneo.
Falso
Verdadeiro
2
A composição da cozinha tradicional e típica mineira funde hábitos e ingredientes europeus, indígenas e africanos, sendo alguns dos principais pratos da gastronomia regional mineira o feijão tropeiro, o angu de milho verde ou de fubá com frango, a paçoca de carne seca, a farofa, a couve, o lombo e o pernil assados, leitão à pururuca, torresmo, tutu e toda uma série de pratos nos quais predominam as carnes de porco e de frango. É uma comida tipicamente mineira.
Feijão tropeiro
Pão Francês
3
A planta ora-pro-nobis, além de seu uso na gastronomia, é um excelente fitoterápico (planta medicinal), como por exemplo: 1 – Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia. 2 – Apresenta alto valor proteico. 3 – Age como um anti-inflamatório. 4 – Age como um analgésico. 5 – Tem capacidade antioxidante. 6 – Possui ácido fólico na composição Dessa maneira, como uso medicinal, podemos usar a planta sem consultar antes um médico?
Não, precisamos consultar um médico antes.
Sim, devemos sempre consultar um médico antes de usar um fitoterápico.
4
A produção dos doces tradicionais no Estado mantém a identidade da gastronomia típica mineira e atraem turistas. Alguns doces conquistam o paladar dos mineiros e dos visitantes, tais como: • Doce de leite • Goiabada • Doce de abóbora com coco • Pé de moleque • Ambrosia Qual doce é feito exclusivamente com um fruto?
Doce de leite
Goiabada
5
O uso da medicina popular é tradicional no Estado. Na atualidade, raizeiros e benzedeiras ainda são muito procurados para fazer chás, simpatias, banhos e benzeções com a finalidade de solucionar problemas de saúde. O estímulo ao uso de plantas medicinais, que mantém a ancestralidade, ganha destaque a cada dia mais, sendo pesquisado pela homeopatia e a farmacopeia, sob o nome de Etnobotânica. Sem o conhecimento específico sobre as plantas medicinais, podemos fazer uso delas e receitar às demais pessoas.
Verdadeiro
Falso