FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Como você viu no SIGAA, no estudo deste módulo, você vai responder agora, antes de iniciarmos a apresentação do conteúdo, a 10 questões. E deve assinalar as opções de certo ou errado em cada uma delas. Não se preocupe com o resultado, pois é apenas um pré teste não vale nota! Você receberá apenas o número de acertos, sem saber quais foram as questões corretas, para que saiba como anda o seu conhecimento sobre o assunto a ser abordado neste módulo.
0
0
0
1
1. Segundo Libânio 2006, o fenômeno educativo deve ser compreendido pelos pedagogos em sua complexidade, ou seja, não de modo isolado e estático, mas como um processo articulado a vários fatores, entre eles, o aluno em seu processo de socialização e aprendizagem e os agentes de formação .
VERDADEIRO
FALSO
2
2. Conforme as diretrizes curriculares para o curso de graduação em pedagogia de 2006 – DCNP- CNE/CP nº 1/06 (BRASIL, 2006 a), os cursos de formação de pedagogos devem organizar seu currículo obedecendo a dois eixos: a docência e a produção de conhecimentos
FALSA
VERDADEIRA
3
3. Os cursos de pedagogia devem ter por objetivo principal a formação de docentes para o desempenho da ação educativa, seja ela na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na formação profissional oferecida no ensino médio ou na gestão escolar, tanto em espaços educativos formais quanto informais.
FALSO
VERDADEIRO
4
4. Ao final do século XVIII, os professores podiam ensinar apenas se tivessem determinada idade e uma licença concedida pelo estado.
VERDADEIRO
FALSO
5
5. Em 1939, com a criação do decreto nº 1.190/39, a pedagogia passou a ser defendida como curso superior de formação de profissionais mas não poderiam atuar na gestão escolar.
VERDADEIRO
FALSO
6
6. Legalmente, durante o período de 1939 a 1961, a formação do pedagogo sofreu poucas alterações curriculares. Assim, as atribuições profissionais permaneceram basicamente genéricas, alimentando, no caso do serviço público, o clientelismo.
VERDADEIRO
FALSO
7
7. Em 1939 o pedagogo não podia exercer o ofício de professor do ensino médio.
FALSO
VERDADEIRO
8
8. A partir dos anos 1980, a docência para o ensino do primeiro grau transformou-se em mais uma habilitação: as chamadas “séries iniciais”. Tal criação ocorreu por causa do declínio dos cursos de formação de professores no segundo grau, o chamado “magistério
FALSO
VERDADEIRO
9
9. A promulgação da lei de diretrizes e bases da educação nacional- LDB (BRASIL, 1996) minimizou os debates sobre a identidade do curso de pedagogia e, consequentemente sobre as atribuições do pedagogo.
FALSO
VERDADEIRO
10
10. A formação do pedagogo foi uma conquista de muitas reivindicações, pois além de ser um elemento unificador da profissão, pretendia-se superar a fragmentação na formação estabelecida
FALSO
VERDADEIRO