Fluxo de Cadeia - Cadeia Alimentar
(EM13CNT105) − Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
0
0
0
1
Os organismos fotossintetizantes
Algas e Plantas
Consumidores
Consumidor Primário e Consumidor Secundário
Decompositores
2
No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
decompositores
consumidores secundários
consumidores terciários
produtores primários
3
As cadeias alimentares não são exclusivas de determinadas relações tróficas, elas podem se cruzar e, com isso, criar conjuntos mais complexos chamados de:
Pirâmides ecológicas
Biosfera
Teias alimentares
Ecossistemas
4
Na cadeia alimentar planta → gafanhoto → sapo → cobra → fungos e bactérias, o sapo participa da transferência de energia como:
Consumidor secundário
Consumidor primário
Consumidor de primeira ordem
Consumidor de terceira ordem
5
(UFC-CE) Leia com atenção o texto a seguir. “Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.” (Revista VEJA, 02 de junho de 1999) Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:
Rios, ariranhas e peixes.
Pastos, capivaras e onças.
Campos, gado e capivaras.
Campos, jaguatiricas e cervos.
6
(Cesgranrio-RJ) Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto. Com referência à teia alimentar, marque a alternativa correta:
Na teia alimentar, como os animais são de tamanhos diferentes, a quantidade energética do produtor sofre
oscilações.
A complexidade da teia alimentar não interfere na quantidade de energia transferida, que permanece inalterada
O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.
A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.
7
(Ufscar-SP) No final da década de 1970, foram descobertas comunidades biológicas vivendo no fundo dos oceanos, em profundidades de 2,5 mil metros, próximo a fendas por onde extravasa magma quente que superaquece a água ao redor. Essas comunidades são formadas principalmente por bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S formado nas fendas e por animais que se nutrem delas. Entre os animais dessas comunidades, estão vermes tubulares gigantescos, com mais de 1 metro de comprimento, que se nutrem às custas de bactérias quimiossintetizantes que vivem como simbiontes dentro de seus corpos. Nessas comunidades submarinas, as bactérias que obtêm energia pela oxidação de H‚S e os vermes gigantes mencionados no texto atuam, respectivamente, como:
produtores e consumidores primários.
decompositores e produtores.
decompositores e consumidores primários.
produtores e decompositores.
8
(PUC-RJ) Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos desde lago é reintroduzida neste ecossistema:
Pela respiração dos produtores.
Pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas.
Pela captura direta por parte dos consumidores
Pelo processo fotossintético.
9
(Cefet-PR) Em uma floresta nativa há uma espécie de aranha que se alimenta de dípteros. Estes sugam seiva das plantas. Aranhas e dípteros constituem alimentos de um sapo verde que lá vive, e este por sua vez é eventualmente predado por cobras.
A planta está no primeiro nível trófico.
A cobra ocupa dois níveis tróficos na cadeia proposta.
O díptero está no segundo nível trófico.
A aranha é consumidora terciária.
10
(FUVEST-SP) Qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?
Somente organismos heterotróficos fazem respiração celular.
Somente organismos heterotróficos possuem mitocôndrias.
Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.
Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.