Fisiológia Humana
Células auto-rítmicas, potencial de ação e sua condução, frequência cardíaca.
0
0
0
1
Existem estruturas importantes para o funcionamento elétrico do coração, uma delas são as junções comunicantes. Quais suas funções?
São canais entre as células musculares que permitem a passagem da corrente elétrica, fazendo com que se espalhe ao longo do coração.
São canais que permanecem abertos na faixa de potencial das células, e permite o transporte de íons.
São canais que promovem a despolarização da célula auto-rítmica.
São estruturas que produzem potenciais de ação para as células musculares.
2
Qual a importância na concentração dos íons como cálcio, sódio e potássio, para as células marca-passo?
Os íons ajudam apenas na abertura e fechamento de canais na membrana plasmática.
É por causa dos íons presentes na célula, que ocorre o propagação do potencial de ação por todo coração.
Os íons ajudam a determinar voltagem das células, desencadeando o potencial de ação, e também estão associados a abertura e fechamento de canais na membrana plasmática.
Os íons no interior das células promovem apenas a despolarização das célula auto-rítmicas
3
Para que o coração possa manter seu ritmo, existe um complexo sistema excitatório atuando nesse órgão. Uma estrutura é conhecida como marcapasso natural, que atua enviando impulsos que garantem a contração do coração. Qual das alternativas abaixo indica o nome da estrutura responsável?
Miocárdio
Septo interatrial
Endocárdio
Valva pulmonar
Nó sinoatrial
4
Sobre as células auto-rítmicas, assinale a opção que corresponde a verdadeiras informações sobre elas: I)Não há na membrana dessas células canais iônicos denominados CANAIS I F, que permanecem abertos na faixa de potencial de repouso destas células(-60MV). II) Não possuem muitos filamentos contráteis , já que sua função é gerar o potencial de ação para contração do coração. III) Há grupos dessas células no átrio direito. IV) Essas células não encontram-se no coração.
apenas I está correta
Todas as alternativas estão incorretas.
apenas IV está correta
apenas II e III estão corretas
5
O coração realiza contrações rítmicas que garantem que o sangue seja impulsionado pelo corpo. Quando ocorre a contração da câmera cardíaca, denominamos o movimento de
Diástole
Peristáltico
Pressão arterial.
Sístole.
6
Qual evento molecular determina a despolarização de um neurônio?
Saída de potássio
Entrada de sódio
Entrada de potássio
Saída de sódio
7
O sistema cardiovascular integra o corpo como uma unidade e proporciona aos músculos ativos uma corrente contínua de nutrientes e oxigênio. Sobre a influência do exercício físico no sistema cardiovascular, assinale a opção correta.
Grande parte do ajuste da frequência cardíaca ao exercício é devida à influência cortical como antecipação antes e durante o estágio inicial da atividade física.
As catecolaminas simpáticas, adrenalina e noradrenalina, agem reduzindo a frequência cardíaca e reduzem a contratilidade miocárdica.
O coração é "acionado" na transição do repouso para o exercício por uma redução na atividade simpática e um aumento na atividade parassimpática integrada com o influxo proveniente do comando central do cérebro.
As fibras simpáticas adrenérgicas liberam noradrenalina, que causa vasodilatação, os neurônios simpáticos colinérgicos secretam acetilcolina, que induz vasoconstrição.
8
O nodo sinoatrial é , normalmente, o marcapasso cardíaco porquê:
Sua frequência de despolarização é maior do que outra parte do coração.
É hiperpolarizado pela acetilcolina.
Está situado no ventrículo esquerdo.
Está situado no átrio direito.
9
"A influência gerada no nodo sinoatrial durante a contração cardíaca". Coloquem em ordem os acontecimentos: (. ) Sofre retardo no modo atrioventricular. (. ) Propaga- se rapidamente pelas fibras ventriculares. (. )É conduzido pelas fibras de Purkinje. (. ) Propaga- se inicialmente pelas fibras atriais.
3, 2, 4 , 1
4 , 2 ,1, 3
1,3,2,4
1, 2 , 3 ,4
2, 4 ,3 , 1