1
Qual a importância das efusões?
Contabiliza a entrada e saída dos líquidos, controlando o nível de líquido dentro do organismo.
Muitas vezes é um sinal de um processo patológico. Isso pode-se dar pelo aumento da formação desses líquidos, ou, pela diminuição na remoção desse líquido.
2
Quais são as primeiras forças que interagem para manter o líquido dentro do vaso?
Pressão hidrostática (PH) e pressão oncótica (PO).
Pressão adesão (PA) e pressão coesão (PC).
3
Como podemos diagnosticar a ocorrência de efusão pleural?
Os principais sinais clínicos identificados são a dispneia, tanto expiratória quanto mista e respiração curta e superficial. Também podem ocorrer casos de ortopneia, cianose e intolerância ao exercício. Em cães e gatos deve-se fazer exame físico e exames complementares, como análises de fluidos, radiografia do tórax e ultrassonografia.
Pode ser observado diarreia, mucosa azul ou pálida. Também podem ocorrer casos de ortopneia, cianose e intolerância ao exercício. Em cães e gatos deve-se fazer exame físico e exames complementares, como exame de fezes, urina e palpação.
4
Avaliando as características físico-químicas das efusões, quais são suas cores?
Incolor - amarelo palha; vermelho escuro (bilirrubina); marrom (eritrócitos, hemoglobina); amarelo escuro (bile).
Incolor - amarelo palha; amarelo escuro (bilirrubina); vermelhos acastanhados (eritrócitos, hemoglobina); marrom (bile).
5
Qual é o principal fator que aumenta a pressão hidrostática?
Diversas são as causas, mas a principal é o processo congestivo - insuficiência cardíaca congestiva.
Diversas são as causas, mas a principal é o processo inflamatório - vasodilatação.
6
Quando ocorre a diminuição da pressão oncótica?
Quando as proteínas aumentam.
Quando as proteínas diminuem.
7
As efusões são classificadas de acordo com as características do líquido presente na cavidade, por sua transparência, densidade, quantidade de proteína, quantia e predominância celular. Como podemos classificar um transudato puro?
Trata-se de um líquido com coloração amarelada, de baixa densidade, mínima concentração de proteína (abaixo de 3,0 g / dL), não coagula e possui pouca ou nenhuma celularidade (menos de 1.000 células nucleadas), sendo que as células presentes geralmente são linfócitos ou células mesoteliais.
O transudato puro é viscoso, a coloração varia do âmbar ao branco e ao vermelho, o aspecto é turvo, tem alto teor de proteína, geralmente têm entre 2,5 e 7,5 g/dL), a contagem total de células fica entre 1.000 e 7.000 células nucleadas.
8
Como podemos descrever a Efusão Pleural?
A efusão pleural é um problema causado pelo acúmulo anormal de líquido pleural. Isso levará a uma dificuldade na expansão dos pulmões em pequenos animais. De modo geral, essa é uma condição que provoca dispneia e dificuldade na oxigenação dos tecidos em cães e gatos.
Efusão Pleural é o acúmulo de líquido no interior dos pulmões, ou seja, fora do espaço intravascular. No começo, esse líquido encontra-se no espaço intersticial, e depois progride para os alvéolos e vias aéreas.
9
Efusão é o acúmulo de líquido:
Apenas na cavidade pericárdica.
Na cavidade abdominal, pericárdica e torácica.
10
Identifique a alternativa correta:
O aumento de fluído não é considerado uma doença, mas um indicativo de um processo patológico no mecanismo de produção e remoção de fluídos.
O aumento de fluído é considerado uma doença, bem como indicativo de um processo patológico no mecanismo de produção e remoção de fluídos.