Filosofando📜 vamos lá
bem vindo(a) ao quiz de filosofia, vamos testar seus conhecimentos em humanas? será q vc realmente conhece os principais filósofos da história e suas ideias?? Créditos aos alunos do 2° ano: Larissa Shirley ( organização) Isabela ferreira( introdução) Davi Lucas (imagens) José Roberto ( questões) Suellen reis ( questões)
0
0
0
1
De quem é a frase: "O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio."
Thomas Hobbes
J.J Rosseau
Leonardo da Vinci
Nicolau Maquiavel
2
A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra.
Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural.
Que no estado natural existe apenas o direito de propriedade.
Que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social.
Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.
3
Quem foi o filósofo inglês que ficou conhecido como o "pai do liberalismo"?
Anaximandro
John locke
Platão
Aristóteles
4
Um dos filósofos da filosofia política aponta que o "homem é um animal político". Que filósofo é esse?
Aristóteles
Platão
John locke
J.J Rosseau
5
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles.
entravam em conflito.
recorriam aos clérigos.
consultavam os anciãos.
exerciam a solidariedade
6
O Absolutismo como forma de governo esteve presente na península Ibérica, na França e na Inglaterra, tendo impactado e influenciado as maiores economias de seu tempo. Seus pensadores mais conhecidos e suas teorias foram:
Maquiavel, Jacques Bossuet e Jean Bodin, cujas teorias só se diferenciaram na aplicabilidade teológica, bem como Thomas Hobbes, que preconizou o indivíduo como senhor de seus direitos.
Nicolau Maquiavel e sua teoria de que o indivíduo estava subordinado ao Estado; Thomas Hobbes, criador da teoria do Contrato; Jacques Bossuet e Jean Bodin, que defenderam que o Rei era um representante.
Maquiavel e Thomas Hobbes, que conceberam o Contrato Social, Jacques Bossuet, que estabeleceu o conceito de individualismo primordial, e Jean Bodin, que defendeu a primazia da esfera governamental
Nicolau Maquiavel e a teoria do Contrato; Thomas Hobbes e a teoria da supremacia do Rei como representante divino; Jacques Bossuet e Jean Bodin, que defenderam a subordinação do indivíduo ao Estado.
7
De acordo com a historiadora Maria Lúcia de Arruda Aranha, a Revolução Francesa derrubou o antigo regime, ou seja, o absolutismo real fundamentado no direito divino dos reis, derivado da concepção teocrática do poder. O término do antigo regime se consuma quando a teoria política consagra a propriedade privada como direito natural dos indivíduos. Esse princípio político que substitui a antiga teoria do direito divino do rei intitula-se.
Liberalismo.
Contratualismo.
Totalitarismo.
Marxismo.
8
Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a:
ampliação dos campos de experimentação.
burocratização do processo de difusão.
valorização da representação abstrata.
padronização das técnicas de composição.
9
De quem é a frase: "os fins justificam os meios".
Nicolau Maquiavel
John locke
J.J Rosseau
Leonardo da Vinci
10
A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem. No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a).
corrente tripartite dos poderes
legitimidade do absolutismo monárquico.
posicionamento critico do socialismo
entendimento do contratualismo moderno.
ideal republicano de governo