Figuras Negras Importantes: Resgatando Memórias Apagadas.
Fundamentados na Lei 10.639/03, que determina o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira nas escolas, buscamos trazer à luz o legado de figuras negras relevantes, destacando sua importância e contribuições para a construção da sociedade brasileira. Ao inserir essas figuras no dia a dia dos alunos, almejamos promover uma perspectiva mais inclusiva e abrangente da nossa história.
0
0
0
1
Machado de Assis, importante escritor brasileiro, abordou questões raciais em suas obras?
Falso
Verdadeiro
2
Luiz Gama trabalhou na defesa dos negros escravizados exercendo a profissão de “rábula” - nome dado aos advogados sem título acadêmico, por meio de uma licença especial, o provisionamento.
VERDADEIRO
FALSO
3
Carolina Maria de Jesus mesmo sem ter se formado em Direito, adquiriu conhecimentos que lhe permitiu atuar na defesa jurídica dos escravos.
VERDADEIRO
FALSO
4
Luiz Gama foi um dos maiores escritores brasileiros, publicou vários dos clássicos de língua portuguesa, tais como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”. e foi o primeiro diretor da Academia Brasileira de Letras.
VERDADEIRO
FALSO
5
Conceição Evaristo, escritora renomada brasileira, aborda temáticas como a força feminina, desigualdades sociais e racismo em suas obras?
Falso
Verdadeiro
6
Em 1840, com 10 anos, Machado de Assis foi levado, por seu pai, para o Rio de Janeiro e vendido ao negociante e alferes Antônio Pereira Cardoso, para pagar uma dívida de jogo
VERDADEIRO
FALSO
7
Carolina Maria de Jesus, escritora renomada brasileira, ficou conhecida por seus relatos sobre a vida na favela e a realidade da população negra?
FALSO
VERDADEIRO
8
A autora e professora Conceição Evaristo, não fez parte dos movimentos sociais que denunciam as desigualdades e valorizam a cultura negra do nosso país. Ela não teve qualquer envolvimento com a literatura, não publicando contos e poemas na série Cadernos Negros em 1990.
FALSO
VERDADEIRO