1
A 2ª Lei da Termidinâmica não se limita à identificação da direção dos processos. A 2ª Lei oferece os meios necessários para determinar a qualidade, bem como o nível de degradação da energia durante um processo.
Falso
Verdadeiro
2
Entre os aspectos da 2ª Lei estão: prever o sentido do processo, estabelecer condições para o equilíbrio, determinar o melhor desempenho teórico dos ciclos, avaliar qualitativamente os fatores que impedem o alcance do melhor nível de desempenho teórico.
Falso
Verdadeiro
3
As máquinas térmicas recebem calor de uma fonte de alta temperatura, convertem parte desse calor em trabalho, rejeitam o calor restante para um sumidouro a baixa temperatura e operam em ciclo.
Verdadeiro
Falso
4
Em uma máquina térmica, ciclos mais eficientes são os que consistem em processos irreversíveis.
Falso
Verdadeiro
5
Trabalho pode ser sempre convertido em calor de forma direta e completa, mas o inverso não é verdadeiro. Para que isso ocorra são necessários dispositivos especiais chamados de máquinas térmicas.
Falso
Verdadeiro
6
Eficiência térmica é uma medida de eficiência da conversão de calor recebido por uma máquina térmica em trabalho. Quanto maior a eficiência, significa que o consumo de combustível foi maior e que os custos operacionais também foram maiores.
Verdadeiro
Falso
7
O enunciado de Kelvin-Plank afirma que é possível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de um peso e troca de calor com um único reservatório térmico. Ou seja, é possível construir uma máquina térmica que tenha uma eficiência térmica de 100%.
Falso
Verdadeiro
8
O objetivo de um refrigerador é remover calor da câmara de refrigeração. Para alcançar este objetivo, é necessário realizar trabalho.
Verdadeiro
Falso
9
O valor da eficiência térmica é sempre menor que 1. Já o valor de COPR pode ser maior que 1, ou seja, a quantidade de calor removido a partir do espaço refrigerado pode ser maior do que a quantidade de trabalho de entrada.
Falso
Verdadeiro
10
O enunciado de Clausius afirma que é impossível construir um dispositivo que funcione em um ciclo e não produza qualquer outro efeito que não seja a transferência de calor de um corpo com temperatura mais baixa para um corpo com temperatura mais alta. Qualquer dispositivo que viola o enunciado de Kelvin-Planck também viola o enunciado de Clausius, e vice-versa.
Verdadeiro
Falso
11
Um moto-contínuo ou máquina de movimento perpétuo são classes de máquinas hipotéticas as quais reutilizariam indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento. Eles podem ser construídos sem violar nem a 1ª nem a 2ª Lei da Termodinâmica.
Falso
Verdadeiro
12
Um processo reversível é definido como um processo que pode ser invertido sem deixar nenhum vestígio no ambiente, ou seja, retornam ao seu estado inicial, no final do processo inverso.
Falso
Verdadeiro
13
Todos os processos reais são reversíveis. Os processos irreversíveis são apenas hipotéticos.
Verdadeiro
Falso
14
Em um processo internamente reversível não há irreversibilidades dentro da fronteira do sistema durante o processo. Em um processo externamente reversível não ocorrem irreversibilidades fora das fronteiras do sistema durante o processo.
Falso
Verdadeiro
15
Um refrigerador que opera conforme o ciclo de Carnot é chamado de refrigerador de Carnot. Todos os refrigeradores reais operando entre estas temperatura limites (TL e TH) têm coeficientes de desempenho menores que o refrigerador de Carnot.
Falso
Verdadeiro