1
Há suspeita de que a água de determinado local está contaminada quando se nota a presença de:
Caramujos
Cercárias
Ovos
Larvas
2
Dentre as estratégias e métodos de controle da esquistossomose, selecione a mais adequada:
Realizar automedicação ao apresentar algum sintoma
Controle somente dos moluscos e posteriormente tratamento dos casos positivos
Realizar apenas o tratamento do indivíduo parasitado
Propiciar um destino adequado aos dejetos
3
O diagnóstico laboratorial da esquistossomose consiste em métodos classificados em diretos e/ou indiretos. Os métodos diretos detectam o parasito, suas partes, ovos, substâncias antigênicas ou fragmentos celulares, já os métodos indiretos dependem de marcadores bioquímicos e imunológicos associados à infecção. A partir disso, identifique qual das opções abaixo é um exemplo de enxame indireto
Parasitológico de fezes (Kato-Katz
Ultrassonografia
Biopsia retal ou hepática
Reação de polimerase em cadeia (PCR)
4
Devido a possibilidade de a esquistossomose apresentar manifestações clínicas diversas durante sua evolução e ser confundida com outras doenças, o médico poderá solicitar um diagnóstico diferencial quando o paciente apresentar sintomas semelhantes a:
Ancilostomíase aguda, brucelose ou doença de Chagas aguda
Amebíase, mononucleose, Salmonelose prolongada ou tuberculose miliar
Dermatite cercariana, malária, cirrose ou febre tifóide
Calazar, leucemia, linfomas ou hepatoma
Todas as alternativas
5
A esquistossomose tem como agente transmissor o verme do gênero Schistosoma, sobre este platelminto é correto afirmar que:
Todas as respostas são verdadeiras
Possui sistema digestório completo
A reprodução só ocorre de forma assexuada
Apresenta dimorfismo sexual
6
A esquistossomose em suas diversas formas clínicas se assemelha a muitas outras doenças, o diagnóstico de certeza só é feito por meio de exames laboratoriais. O parasitológico de fezes, através do método qualitativo de Kato Katz, permite visualizar os ovos e conta-los por grama de fezes. Esta é uma afirmativa:
A afirmativa é verdadeira
Falsa, pois através da técnica de Kato Katz não é possível quantificar os ovos
Falsa, porque o diagnóstico de certeza pode ser obtido através do histórico do paciente
Falsa, pois Kato Katz é uma técnica quantitativa
7
A esquistossomose, enfermidade parasitária desencadeada pelo helminto Schistosoma mansoni, permanece como uma importante doença no contexto da saúde pública brasileira. Com isso, existem evidências concretas da importância epidemiológica nos reservatórios que são infectados pelo O S. mansoni. Qual é a espécie que pode ser considerado o único a contribuir para o ciclo epidemiológico?
Carnívoros silvestres e ruminantes
Roedores
Primatas
H. sapiens sapiens
8
O controle da a esquistossomose no país depende principalmente, assim como em outras doenças endêmicas, de vontade política da classe dirigente, o que é por si só, muito difícil em um país no qual, historicamente, acostumou-se a relegar as migalhas aos menos favorecidos. Desse modo, é necessário se faz que todos os profissionais de saúde compreendam que a plena abordagem da helmintíase inclui a explicação do modo de infecção bem como as medidas preventivas e a reinfecção. Neste contexto, programas de controle da Esquistossomose devem ser desenvolvidos considerando-se: I-Controle do hospedeiro intermediário; II-• Quimioterapia efetiva, em massa ou individual III-Redução da contaminação da água ou do contato com esta; IV-• Modificação das condições de vida das populações expostas V- A implementação da atenção primária à saúde e o conhecimento de que a saúde de uma população é influenciada não só pelos serviços de saúde, mas sim pela educação.
I, II e IV estão corretas
III e V estão incorretas
Somente I e II estão corretas
Todas estão corretas
9
A esquistossomose é uma doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução a caracterizam como um importante problema de saúde pública do país. Sobre a Esquistossomose Mansônica, assinale a alternativa INCORRETA:
O homem infectado pode eliminar ovos viáveis de S. mansoni a partir de 5 semanas após a infecção e por um período de 6 a 10 anos, podendo chegar até mais de 20 anos
O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos do S. mansoni no ambiente, pelas fezes
O homem adquire a esquistossomose por meio da penetração ativa do miracídio na pele
O contato com águas contaminadas por cercarias utilizadas para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni, constitui risco para se adquirir a esquistossomose
10
A esquistossomose é uma doença causada pelo parasita Schistosoma mansoni, popularmente conhecida como barriga d’água. Existem diversos fatores de risco para contágio da doença. Marque a única opção que não impede o contato com o parasita:
Evitar o contato ou a execução de tarefas domésticas em águas contaminadas
Ingestão de carne bem cozida
Não nadar em córregos ou lagoas que apresentam caramujos contaminados
Habitar uma região com saneamento básico
Consumir somente água potável