Escravidão e resistências no Brasil do século XVI
Vamos relembrar alguns fatos da escravidão no Brasil, que teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam mulheres e homens negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão de obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Marque Verdadeiro ou Falso e teste seus conhecimentos!
0
0
0
1
O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX. Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos ao Brasil.
VERDADEIRO
FALSO
2
Os castigos físicos, como o açoitamento, estavam entre os métodos de intimidação que garantiam o trabalho, a obediência e a manutenção dos servos e se prolongaram pelos mais de 300 anos de escravidão no Brasil.
FALSA
VERDADEIRO
3
“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil era possível fazer, conservar e aumentar fazenda.” (Do jesuíta André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)
FALSO
Verdadeiro
4
O negro era símbolo de riqueza na colônia e sua fuga acarretava grande prejuízo para o seu senhor.
FALSO
VERDADEIRO
5
No Brasil, o trabalho escravo da atualidade resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado.
Falso
verdadeiro