Ergonomia do Trabalho
UniFTC - Fis433 - Sexta - 18:00 hs DISCENTES: Ariane Baptista Meirelles Vinícius Schettini dos Santos Felipe Maciel Ferreira Eduarda dos Reis Souza Mariane Alves de Souza Vieira Ianca Ile Alves Costa Pereira Sabrina Gomes Brito Raiana Oliveira Ferraz Pinto Paula Lázaro de Souza Franciele Santos Araújo Rhaissa Amaral Figueiredo Lopes Bruna Pereira de Jesus Ingrid Borges Pereira Lucas de Souza Silva
0
0
0
1
Em relação ao sistema geniturinário, a infecção urinária pode acometer pessoa que ingerem pouca quantidade de água diariamente e que prendem a urina muitas vezes ao longo do dia. Quando trata-se de profissionais com sobrecarga de trabalho, sem tempo para pequenos intervalos para atividades fisiológicas, como ir ao banheiro, a infecção urinária pode ser desenvolvida?
Falso
Verdadeiro
2
De acordo com a Universidade do Estado de Washington o indivíduo que trabalha durante o período noturno não sofre nenhuma alteração do sistema digestório, o trabalho cientifico relatou através da pesquisa que o cérebro e o sistema digestório não são prejudicados em hipótese alguma aos profissionais de horário noturno.
Falso
Verdadeiro
3
A pele oferece uma área de contato com o meio ambiente muito grande, por isso é uma região do corpo que fica muito exposta às agressões do trabalho, portanto as patologias relacionadas a esse sistema são definidas como:
Doenças dermato - ocupacionais
Dermatites ocupacionais
Doenças tegumentares
Dermatoses ocupacionais
4
No Brasil, foi comprovado que os transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa que mais gera concessões de auxilio doença e aposentadoria por invalidez. De acordo com esta informação, marque a alternativa correta:
Para ter o direito ao benefício de auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, não é necessário que a doença gere um impedimento ao seu trabalho habitual.
Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas não fazem parte dessas concessões.
O benefício de auxilio doença é mais concedido para as mulheres, com 56,98%, mas já o benefício de aposentadoria por invalidez é mais concedido para os homens, com 64,26%.
Esquizofrenia é uma das doenças psiquiátricas mais concedem auxílio doença.
5
Podem ser consideradas Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho(DORT),exceto:
Artrite reumatóide
Síndrome do canal de Guyon
Lombalgia
Síndrome do ombro doloroso(SOD)
6
Uma das principais doenças relacionadas ao trabalho no Brasil é a perda auditiva induzida por ruído(PAIR). Sobre esse tema: A perda auditiva é sempre irreversível
Falso
Verdadeiro
7
Os movimentos repetidos de flexão e extensão com o punho, principalmente quando associados à realização de força, referem-se à doença osteomuscular relacionada ao trabalho denominada :
síndrome do túnel do carpo
lesão de manguito rotador
epicondilite do cotovelo
tenossinovite de Quervain
tenossinovite de extensão dos dedos
8
A perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) pode ser conceituada como uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico da PAIR só pode ser estabelecido por meio de um conjunto de procedimentos: anamnese clínica e ocupacional, exame físico, avaliação audiológica e, se necessário, outros testes complementares.
O surgimento da doença está relacionado com o tempo de exposição ao agente agressor, sem relação com doenças crônicas, como diabetes.
Podemos dizer que a PAIR desaparece uma vez cessada a exposição ao ruído intenso
Podemos dizer que a PAIR é irreversível e geralmente compromete unilateralmente o aparelho auditivo.
Podemos dizer que a PAIR é reversível
9
Dentre os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho destaca-se a Síndrome de Esgotamento Profissional (síndrome de Burn-out), que é caracterizada como um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. Todas as proposições sobre Síndrome de Burn-out estão corretas, exceto:
Não é necessário examinar os expostos para possível identificação de outros casos
O tratamento envolve psicoterapia, tratamento farmacológico e intervenções psicossociais. Entretanto, a intensidade da prescrição de cada um dos recursos terapêuticos depende da gravidade e da especificidade de cada caso.
A prevenção envolve mudanças na cultura da organização do trabalho, além de diminuição da intensidade de trabalho e da competitividade
No quadro clínico pode ser identificado sentimentos de desgaste emocional e exaustão emocional.
10
As doenças do trabalho são aquelas adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Hidrargirismo e saturnismo são doenças do trabalho, causadas, respectivamente, por:
Manganês e chumbo
Asbesto e chumbo
Manganês e asbesto
Mercúrio e chumbo
Mercúrio e manganês
11
Constitui uma das causas da hipertensão arterial secundária relacionada ao trabalho, a exposição ocupacional
a campos eletromagnéticos
ao frio
ao calor/temperaturas elevadas
à umidade
Ao ruído
12
Qual dessas doenças afetam o sistema nervoso?
Osteoporose
Difteria
Esporotricose
Doença de Huntington
13
Existem enumeras doenças relacionadas ao trabalho, dentre elas doenças visuais, ou seja. doenças que afetam a região ocular e seus anexos atingindo milhares de trabalhadores em todo o mundo. Medidas foram tomadas através de equipes multiprofissionais envolvendo psicólogos, fisioterapeutas dentre outros profissionais da saúde no intuito de amenizar e melhorar o campo de trabalho reduzindo com segurança os a forma de contagio dessas doenças. Das doenças abaixo, qual NÂO faz parte do grupo de doenças visuais relacionadas ao trabalho?
Conjuntivite
Queratite
Biefarite
Hipoacusia Ototoxica
Catarata