Equilíbrio e Proporção
EQUILÍBRIO: é a correspondência “ideal e precisa” em peso, área, tom, cor, etc., entre os vários elementos de uma composição. O equilíbrio pode ser simétrico e assimétrico. PROPORÇÃO e escala são princípios da arte que descrevem o tamanho, localização ou quantidade de um elemento em relação a outro. Eles têm muito a ver com a harmonia geral de uma peça individual e nossa percepção da arte.
0
0
0
1
Ao que a Composição se refere?
Ela refere-se à colocação ou distribuição dos elementos que confirma superfície do quadro de uma forma perfeita né equilibrada.
Ela deve ser colocada de maneira que se relacione entre eles.
2
Como compreendemos o Equilíbrio Visual?
Para compreender o equilíbrio visual, precisamos recorrer à física, pois o equilíbrio tanto físico como visual é o estado de distribuição das forças.
Pode ser a consequência da correta aplicação de certos padrões que aplicados ao desenho de forma correta o tornarão uma obra de arte.
3
Quais são os atributos necessários para se obter equilíbrio numa composição?
Há vários atributos: o ritmo, o peso, o contraste, o balanço, a unidade, a tensão, a direção, o tamanho e a escala, o ponto de vista e a proporção.
Ênfase, unidade, repetição, escala e contraste.
4
Qual a consequência da harmonia na composição?
Ela naturalmente faz com que o espectador compare os elementos da imagem.
A harmonia na composição pode ser consequência da correta aplicação de certos padrões aplicados ao desenho de forma correta farão de uma pintura uma obra de arte.
5
O que a Proporção gera numa Composição?
A proporção também gera um contraste; ela naturalmente faz com que o espectador compare os elementos da imagem.
É o modo como o artista escolhe como inserir as formas na sua obra.