EPIDEMIAS E PANDEMIAS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Bactérias, vírus e outros microrganismos já causaram estragos tão grandes à humanidade quanto as mais terríveis guerras, terremotos e erupções de vulcões. Baseado em informações confiáveis, responda às perguntas do quiz.
0
0
0
1
A VARÍOLA é a doença mais antiga que se tem registro na história da humanidade.
Errado
Certo
2
Uma EPIDEMIA se caracteriza quando o surto acontece em diversas regiões de um país. Já a PANDEMIA acontece em uma escala superior e se espalha por diversas regiões do planeta.
Certo
Errado
3
A PESTE BUBÔNICA ganhou o nome de PESTE NEGRA por causa da pior epidemia que atingiu a Europa no século XIV. Supõe-se que a doença foi trazida da Ásia e transmitida através das pulgas que se alojavam no corpo dos ratos que infestavam os porões dos navios.
Certo
Errado
4
Apesar de seu efeito devastador, alguns historiadores concordam em apontar consequências positivas econômicas e sociais causadas pela PESTE NEGRA para os sobreviventes. A terra era abundante, ao cair a oferta de trabalho, os salários aumentaram, e foi visto, por exemplo, que as mulheres encontraram muito mais oportunidade de emprego nas associações.
Certo
Errado
5
A PESTE NEGRA provocou mudanças importantíssimas na economia e um fortíssimo retrocesso, o colapso na população europeia levou 100 anos para se recuperar. O comércio desapareceu, as cidades caíram, as pessoas foram para os campos, morreram reis e atingiu todas as camadas sociais da época.
Errado
Certo
6
Apesar disso, as epidemias não serviram de exemplo, pois não foram introduzidas melhorias na saúde pública, nem foram tomadas medidas para reduzir o risco das aglomerações urbanas..
Errado
Certo
7
A VARÍOLA é uma doença milenar que já afetou milhões de pessoas ao longo de muitos e muitos anos. Não à toa, ela infectou e matou muitas pessoas famosas. Por exemplo, Ramsés V faraó do Egito entre 1146 a.C e 1142 a.C; Shunzhi, imperador da China, de 1638 a 1661; Maria II, que foi rainha da Inglaterra durante o século XVII e o rei Luís XV, da França de 1715 a 1774.
Certo
Errado
8
Desde sempre a VARÍOLA foi a causa de epidemias mortíferas. Teria surgido na Ásia e na África desde antes da era cristã, tendo sido a responsável mais provável pela decadência de civilizações, a exemplo de Atenas no ano de 430 a.C, do Império Romano nos séculos II e III e mais tarde faria o mesmo estrago nas civilizações pré-colombianas.
Certo
Errado
9
Em 1904, o Rio de Janeiro viveu a mais terrível das revoltas populares do período republicano. A causa foi a lei que tornava obrigatória a vacina contra a varíola. E o personagem principal, o jovem médico sanitarista Oswaldo Cruz. Dentre as consequências geradas pela revolta, registra-se até um golpe de Estado, cujo objetivo era restaurar as bases militares dos primeiros anos da República.
Certo
Errado
10
A primeira grande epidemia da FEBRE AMARELA no Brasil foi registrada na capital do Império em 1849-1850.
Errado
Certo
11
A primeira grande pandemia da GRIPE ESPANHOLA coincidiu com as mortes e o foco da mídia concentrados na Primeira Guerra Mundial. Os Aliados passaram a chamá-la de gripe espanhola, principalmente porque a doença recebeu maior atenção da imprensa depois que se moveu da França para a Espanha em 1918.
Certo
Errado
12
A GRIPE ESPANHOLA ,matou de 50 a 100 milhões de pessoas em 1918 e 1919. Esse número representa mais mortes de que o montante provocado pelas duas grandes guerras mundiais juntas. Mais do que a AIDS causou em 40 anos. E o Brasil não passou ileso por ela. Por aqui foram cerca de 35 mil óbitos, entre eles o do presidente da república na época, Rodrigues Alves.
Errado
Certo
13
Em alguns momentos da história, sofremos especialmente com o vírus INFLUENZA. Foi descrita pela primeira vez pelo médico grego Hipócrates em 412 a.C; mas os piores anos da doença se concentraram nos últimos séculos.
Errado
Certo
14
De acordo com o país ou local de origem da epidemia, a gripe recebeu nomes característicos, por exemplo: GRIPE RUSSA (1889-1890); GRIPE ESPANHOLA (1918-1919)- lembrando que essa epidemia não surgiu nos Estados Unidos, porém foi a Espanha que noticiou o acontecimento; GRIPE ASIÁTICA (1957-1958); GRIPE DE HONG KONG (1968-1969); GRIPE SUÍNA (2009-2010), surgiu no México nas criações de porcos; A GRIPE AVIÁRIA (1997 e 2004), surgiu na Ásia em criações de aves; COVID-19 (2019-2020).
Errado
Certo
15
Nos últimos anos, diversas novas doenças têm sido descobertas, algumas muito graves e de difícil controle. Entre elas está a AIDS, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), no início dos anos 1980.
Errado
Certo
16
A pandemia da AIDS amplificou a necessidade de efetiva colaboração internacional, e a Organização Mundial da Saúde (OMS), inicialmente por meio do Programa Global de Aids e seu sucessor, a UNAIDS, tem tido indiscutível papel nesse processo de combate a doença.
Certo
Errado
17
A pandemia causada pelo CORONAVÍRUS, já trouxe consequências drásticas para diversos setores da população mundial. Podemos citar como exemplo, a queda nas bolsas de valores; alta record do dólar; demissões em massa de trabalhadores; paralisação total dos transportes públicos nas maiores metrópoles; queda no preço do petróleo; suspensão de vôos nacionais e internacionais; etc.
Errado
Certo
18
O BRICS é um agrupamento de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico, no qual fazem parte Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em plena pandemia do coronavírus pudemos tomar conhecimento que a Índia é o maior produtor mundial, cerca de 95% dos insumos (matérias-primas, equipamentos, etc) para a produção dos medicamentos fabricados em todo o mundo.
Errado
Certo
19
Até o momento o país que registrou o maior número de mortos por consequência da COVID-19 é a Espanha.
Errado
Certo
20
No combate ao coronavírus, o Brasil está bem conceituado a nível mundial, no que se refere às medidas de prevenção e socorro às vítimas da doença.
Errado
Certo