Elementos da narrativa
Exercício de retomada dos conceitos básicos da narrativa: narrador, personagem, espaço e tempo.
0
0
0
1
Leia o texto que está na imagem e depois responda: Quem conta a história da fábula "A cigarra e a formiga"?
A história da fábula é contada do ponto de vista de quem viu ou ouviu a história acontecendo, sem, no entanto, interagir diretamente com os seus acontecimentos e personagens. Ao final da história, ainda mostrou uma moral a partir da sua visão do que a fábula representa.
A história da fábula é contada do ponto de vista de quem viveu os acontecimentos da história, interagindo diretamente com os seus acontecimentos e sendo um de seus personagens. Ao final da história, ainda mostrou uma moral a partir do único ponto de vista possível do que a fábula representa.
A história da fábula é contada do ponto de vista da Cigarra, que percebeu que a atitude da Formiga era mais sábia. Ao final da história, a Cigarra ainda mostrou o ensinamento moral que o convívio com a Formigo possibilitou a ela.
2
Leia o texto e responda: Quem são os personagens da narrativa "A cigarra e a formiga"?
Cigarra + Formiga
Cigarra
Formiga
3
Leia o texto e responda: Qual é o espaço em que se passa a narrativa "A cigarra e a formiga"?
Espaço aberto de rua ou de estrada ou de avenida
Espaço aberto de praia ou de balneário ou de rio
Espaço aberto de floresta ou de mata ou de jardim
4
Leia o texto e responda: Qual é o tempo da narrativa "A cigarra e a formiga"?
Tempo cronológico: o narrador-personagem constrói no início da fábula o elemento de tempo "a cada bela estação", que demonstra uma ligação com o tempo psicológico pelos fenômenos mentais, como verão e inverno, que representam, respectivamente, o tempo em que a Formiga guardava os alimentos e a Cigarra cantava, e o momento em que a Cigarra estava morrendo de fome e a Formiga, prevenida durante o verão, estava acomodada decentemente em casa. Isso permite uma leitura do tempo como figurativos da mentalidade dos dois animais em situações psicológicas diferentes.
Tempo cronológico: o narrador-personagem marca no início da fábula o elemento de tempo "a cada bela estação", que demonstra uma ligação com o tempo ordenado pelos fenômenos naturais, como verão e inverno, que representam, respectivamente, o tempo em que a Formiga guardava os alimentos e a Cigarra cantava, e o momento em que a Cigarra estava morrendo de fome e a Formiga, prevenida durante o verão, estava acomodada decentemente em casa.
Tempo cronológico: o narrador marca no início da fábula o elemento de tempo "a cada bela estação", que demonstra uma ligação com o tempo ordenado pelos fenômenos naturais, como verão e inverno, que representam, respectivamente, o tempo em que a Formiga guardava os alimentos e a Cigarra cantava, e o momento em que a Cigarra estava morrendo de fome e a Formiga, prevenida durante o verão, estava acomodada decentemente em casa.
5
Leia o texto e responda: De que forma os elementos da narrativa (narrador, personagem, espaço e tempo) ajudaram a construir a moral da história?
A escolha pelo narrador que viu ou ouviu a história, como quem estivesse de longe, sem se intrometer, permite que a moral da história tenha um grau menor de distanciamento entre quem quem, de fato, viveu a história e a pessoa que a conta retirando um princípio edificante; a escolha dos personagens como animais, sem fazer referência explícita aos humanos, faz com que o leitor possa refletir, sem censuras, nas ações dos personagens e dos homens; o espaço e o tempo da narrativa induzem a pensar que é uma situação que se repete bastante somente na natureza, entre os animais, enquanto um é precavido, o outro é desleixado.
A escolha pelo narrador que viu ou ouviu a história, como quem estivesse de longe, sem se intrometer, permite que a moral da história tenha um grau maior de distanciamento entre quem quem, de fato, viveu a história e a pessoa que a conta retirando um princípio edificante; a escolha dos personagens como animais, sem fazer referência explícita aos humanos, faz com que o leitor possa refletir, sem censuras, nas ações dos personagens; o espaço e o tempo da narrativa induzem a pensar que é uma situação que se repete bastante na natureza, enquanto um é precavido, o outro é desleixado.