É FATO OU FAKE?
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.
0
0
0
1
Idoso morreu em decorrência de vacina contra Covid-19 em Guaratinguetá "Com muita tristeza que anuncio a todos que a Coronavac acaba de matar o meu pai. Estava bem até ser vacinado e veio a óbito". Segundo a equipe, o idoso mencionado na publicação foi hospitalizado apresentando sintomas de contaminação pelo vírus da Covid-19, de acordo com diagnóstico médico. Ele morava em uma instituição de longa permanência. Outros idosos da mesma instituição também apresentaram sintomas. https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2021/02/11/e-fake-que-idoso-morreu-em-decorrencia-de-vacina-contra-covid-19-em-guaratingueta.ghtml
A notícia acima não pode ser classificada como Fake News, pois trata-se de um fato comprovado e noticiado por um veículo de comunicação confiável. Além disso, já foi informado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que a vacina contra a Covid-19/ Coronavac não tem eficácia comprovada.
A notícia acima é Fake News, pois ao verificarmos a informação na fonte de sua publicação descobrimos que o idoso vacinado já estava infectado pela Covid-19 antes de ser vacinado, o qual realmente faleceu, porém não foi infectado pela vacina.
2
A Terra É Plana: Realização da Conferência Internacional dos Terraplanistas na Carolina do Norte “É plana e nenhuma oportunidade irá me provar o contrário”, cravou Samuel Trovão. O movimento tem ganhado tanta força que, em novembro [de 2017], foi realizada a primeira conferência internacional dos terraplanistas, que reuniu cerca de 500 pessoas na Carolina do Norte. https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/07/como-refutar-cientificamente-15-argumentos-negacionistas.html
Trata-se de uma notícia verdadeira.
Trata-se de uma Fake News.
3
O que compreende-se por "Pós-Verdade?"
O termo (post-truth) é usado para situações em que os fatos objetivos são considerados de modo crítico pelo leitor, o qual verifica a argumentação, declaração ou persuasão. Esse termo passou a ser muito empregado após algumas afirmações verdadeiras de Donald Trump que expressariam as informações que as mídias de massa escondem da população. Nessa perspectiva a fala do ex- presidente é estritamente compromissada com quaisquer fatos, ou seja, pós-verdade.
O termo (post-truth) é usado para situações em que os fatos objetivos são ignorados na argumentação, declaração ou persuasão; passou a ser muito empregado após algumas afirmações estapafúrdias de Donald Trump que expressariam, na opinião cândida dos áulicos, sua visão acerca do que fala, estritamente particular e descompromissada com quaisquer fatos. Uma verdade alternativa, nas suas palavras.
4
" Atribui-se ao filósofo Friedrich Hegel a declaração de que a História é um mito consentido, e se pensarmos nas diversas intepretações dos acontecimentos, tendemos a concordar: cada povo, cada corrente ideológica, cada grupo de interesse, contará a história de acordo com sua versão e será esta versão que prosperará e será aceita por algumas, ou muitas, pessoas."https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/pos-verdade.htm
Segundo a afirmação acima não existem verdades absolutas, por isso é preciso que tenhamos um pensamento crítico a respeito de tudo que consumimos pelas mídias de comunicação de massa, pois fatos e dados podem ser manipulados de acordo com a perspectiva de quem os registra, interesses e jogo de poder.
Segundo a afirmação acima existem verdades absolutas, por isso não é preciso que tenhamos um pensamento crítico a respeito de tudo que consumimos pelas mídias de comunicação de massa, pois fatos e dados não podem ser manipulados de acordo com a perspectiva de quem os registra, interesses e jogo de poder.
5
A longa história das notícias falsas Utilização política das mentiras começou muito antes das redes sociais, e a construção de outras realidades era uma constante na Grécia antiga. Desde a Antiguidade, verdade e mentira se misturaram muitíssimas vezes, e essas realidades falsas influenciaram nosso presente. Assim já escreveu o grande historiador francês Paul Veyne em seu ensaio Os Gregos Acreditavam em Seus Mitos? (Unesp): “Os homens não encontram a verdade, a constroem, como constroem sua história”. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html
As Fake News surgiram na Era da Pós-Verdade.
Segundo dados históricos as Fake News já existiam desde o surgimento da humanidade.
6
Zezé Di Camargo diz que não houve escravidão no Brasil: ‘Vivíamos num regime de trabalho vigiado’ Para ele, “nunca houve escravidão por aqui. Vivíamos num regime de trabalho vigiado.” Nesse momento, pôde-se ouvir protestos por parte da equipe do programa, que também cortou a iluminação do estúdio. Iluminando o set com o próprio celular, Zezé, exaltado, perguntava a Nagle, que tentava fugir: “de quem você cuida melhor, de um carro alugado, ou daquele de que você é dono? É a mesma coisa com o trabalhador! Lá atrás eles tinham senzala, comida e roupa lavada por eles mesmos!” https://piaui.folha.uol.com.br/herald/2017/09/13/zeze-di-camargo-diz-que-nao-houve-escravidao-no-brasil-viviamos-num-regime-de-cuidado-com-o-trabalhador/
A afirmação de Zezé de Camargo é respaldada pelo registro histórico sobre o Brasil Império, conforme afirma a historiadora Lilian Schuartz.
A afirmação de Zezé de Camargo não é respaldada pelo registro histórico sobre o Brasil Império; conforme afirmam os estudos da renomada historiadora Lilian Schuartz.
7
Sobre o último texto podemos afirmar que:
Trate-se de uma Fake News com base em conteúdo manipulado.
Trata-se de uma Fake News com base em um conteúdo enganoso.