Diversidade e Inclusão - Superquiz
Você sabe mesmo o que significa a diversidade? E se considera incluído na sociedade? Venha saber mais sobre!
0
0
0
1
Bruno Galindo afirma que a existência de um direito à diferença não implica na percepção de que alguém como uma mulher, deve ser obrigada a se tornar heterossexual ou rica para exercer suas prerrogativas de cidadã. Ainda que ela possua tais diferenças, isso deve ser impeditivo de acesso a diversos bens jurídicos relevantes, como aquilo que poderia ser considerado como “mínimo comum irrenunciável”.
Falso
Verdadeiro
2
Os direitos humanos referem-se primariamente aos problemas de inclusão social e posteriormente à questão do reconhecimento. De modo geral dizem respeito à inclusão de pessoas e grupos.
Verdadeiro
Falso
3
O conceito de sobreinclusão, diz respeito ao acesso aos direitos (garantias jurídicas) sem efetivamente se vincularem as obrigações e deveres impostos pelo sistema jurídico.
Falso
Verdadeiro
4
Marcelo Neves diz que o conceito de reconhecimento não é correlacionado com o conceito de inclusão, não havendo relação circular e assimétrica.
Verdadeiro
Falso
5
O reconhecimento refere-se a um problema que surge primariamente no âmbito da interação como sistema social entre presentes. É impossível haver reconhecimento sem inclusão.
Falso
Verdadeiro
6
Exigências sociais e econômicas romperam com o modelo tradicional de família e, neste contexto, assumiu relevo a proteção da diversidade sexual. Entende-se que a transexualidade se resume a uma orientação sexual e fatores de natureza biofísica que determinam certo comportamento sexual.
Falso
Verdadeiro
7
Os subincluídos não possuem acesso aos direitos e garantias jurídicas, apesar de permanecerem subordinados aos deveres, as responsabilidades e às penas restritivas de liberdade.
Verdadeiro
Falso
8
No âmbito da diversidade cultural, a Lei de Cotas nas Universidades demonstra e confirma a intenção do Estado brasileiro no combate efetivo da discriminação, sendo uma vitória dos grupos raciais e sociais considerado excluídos e marginalizados. Por tal razão, José Alcebíades entende que não se faz necessário incrementos de mais políticas públicas nesse âmbito.
Verdadeiro
Falso
9
Embora admitidas de modo explícito, a interpretação sistemática e teleológica das normas constitucionais conduz a redução do reconhecimento do direito à formação de identidade de gênero e, consequentemente, à interrupção de relações entre pessoas do mesmo sexo.
Verdadeiro
Falso
10
A vantagem da diversidade é o exercício da diversidade, fazendo com que a maioria possa viver com a minoria, e entender nossas diferenças e porque estas são protegidas.
Falso
Verdadeiro