1
Fundatec – adaptado) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o primeiro e último presidente da Ditadura Militar.
Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médici.
Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.
João Baptista de Oliveira Figueiredo e Ernesto Geisel
Castelo Branco e João Baptista de Oliveira Figueiredo
2
(IF Sul Rio-Grandense – adaptado) Leia o excerto a seguir. “A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeado pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).” NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62. O texto faz referência
ao Plano Trienal, que procurou acabar com o crescimento político da Arena nas esferas estadual e municipal.
ao Pacote de Abril, editado durante o governo Geisel para limitar a atuação da oposição ao governo.
Operação Condor, que ocasionou a cassação dos mandatos dos parlamentares do MDB.
ao Ato Institucional número 4, que estabeleceu eleições indiretas em todas as esferas políticas
3
No dia 13 de dezembro de 2018, completaram 50 anos da promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Sobre o Al-5 observe as afirmativas a seguir: I – O Ato Institucional era o modo como os governos militares executavam suas ordens sem a necessidade de consultar o Congresso Nacional; esse ato instaurou a censura e possibilitou a perseguição aos opositores. II – Outra proibição do AI-5 era relativa às reuniões públicas, já que no ano de 1968 a oposição ao regime militar tornou-se mais visível devido aos movimentos como a passeata dos cem mil e as produções culturais que questionavam a ditadura. III – O AI-5 é conhecido como um dos motivos para o acirramento dos embates entre o regime militar e a oposição, que, por não poder propor atos públicos, enveredou-se pela clandestinidade ao optar pela luta armada. IV – A revogação dos atos institucionais aconteceu somente em 1978, quando Ernesto Geisel promulgou a emenda constitucional que punha fim no Al-5 e demais atos. Essa emenda entrou em vigor no ano de 1979, conhecido como o ano da anistia. Estão corretas as afirmativas:
Todas as alternativas estão incorretas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e lV.
4
A campanha popular que exigia o direito da população de votar no presidente do Brasil recebeu o nome de:
Caras-pintadas
Marcha dos Verde Amarelo
Diretas Já
Nenhuma das alternativas acima
5
Os dois partidos que existiram durante boa parte da Ditadura Militar foram:
UDN e Arena
PT e PDS
MDB e Arena
PSD e PTB
6
(Fundatec) Os discursos dos militares, no Brasil, no período antes da Ditadura Militar, eram de que eles precisavam tomar o poder para afastar o perigo do comunismo; segundo o discurso, logo após a tomada do poder, seriam:
restabelecida a ordem, com a criação do Ato Institucional nº 1.
devolvido o poder aos civis por meio de eleições democráticas
criada uma junta militar para fortalecer o Poder do Executivo
elaborada uma nova Constituição, dando mais poder ao povo.
7
O levante militar que aconteceu em Brasília em 1963 e que foi motivado pela insatisfação dos militares com uma decisão do STF ficou conhecido como:
Revolta dos Tenentes
Manifesto dos Mineiros
Revolta de Armada
Revolta dos Sargentos
8
A Frente Ampla foi um movimento de oposição à ditadura formado por um político conservador que havia apoiado o golpe civil-militar de 1964. Estamos falando de:
Tancredo Neves
Jânio Quadros
Magalhães Pinto
Carlos Lacerda
9
Qual foi o primeiro presidente brasileiro após o término da Ditadura Militar:
José Sarney
Tancredo Neves
Castelo Branco
Fernando Collor