Distúrbios oclusais
Os distúrbios oclusais são frequentemente causados por migrações dentárias, restaurações dentárias com contatos oclusais não fisiológicos ou ausentes e ausência de dentes (anteriores e/ou posteriores, superiores e/ou inferiores, uni ou bilateral).
0
0
0
1
Trauma de oclusão secundária:
Provoca uma lesão por forças oclusais normais ou excessivas sobre um periodonto de sustentação ou de inserção já comprometido por doença periodontal inflamatória.
Provoca lesão por forças oclusais excessivas sobre um periodonto de sustentação ou de inserção íntegro ainda não comprometido por doença periodontal inflamatória.
2
O contato oclusal consiste nos contatos que ocorrem entre as superfícies oclusais dos dentes antagonistas ao final do movimento de fechamento da mandíbula. Pode ser:
Cêntrico, prematuro ou deflectivo.
Em direção: anterior, à linha média ou contrária a linha média.
3
Sobre interferência oclusal no movimento mandibular excursivo de trabalho, podemos afirmar que:
Esse contato promove instabilidade condilar, hiperatividade muscular, relação de forças laterais entre os dentes antagonistas e ausência da guia canina ou da função em grupo.
Esse contato promove instabilidade condilar, hiperatividade muscular, relação de forças laterais entre os dentes antagonistas e ausência da guia canina ou da função em grupo do lado de trabalho.
4
Interferência oclusal:
Termo empregado para expressar o contato oclusal não fisiológico que ocorre entre as superfícies oclusais antagonistas, dificultando ou impedindo os movimentos mandibulares excursivos de protusão, trabalho e balanceio.
Decorre de forças oclusais que excedem a capacidade de adaptação do periodonto de sustentação e/ou outros componentes do AE.
5
Os distúrbios oclusais constituem um dos principais fatores etiológicos das patologias do AE, trazendo consequências como:
Perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios.
Abrasão oclusal acentuada, bruxismo e alterações neuromusculares e das ATMs.