DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PROFª IVANETE FRANKLIN
A POPULAÇÃO E A DIVERSIDADE BRASILEIRA, A INDUSTRIA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO, INDICADORES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA.
0
0
0
1
1) Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo. O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?
Indígenas.
Imigrantes árabes.
Africanos
2
2) O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:
Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos
Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.
Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado
3
3) Os grupos de origem europeia que constituem a atual população brasileira tiveram origens, motivações e história distintas no país. Os primeiros grupos europeus vieram para o Brasil logo no início da colonização do país e outros aportaram aqui apenas no século passado. Os grupos humanos de origem europeia estão listados abaixo, exceto:
italianos
portugueses
japoneses
4
4)A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
o recuo na oferta de matérias-primas.
o aumento da migração campo-cidade.
a ruralização das sociedades.
5
5) Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros. Esse processo é chamado de:
migração fabril
desconcentração industrial
expansão da fronteira industrial.
6
6) “A expansão das cadeias produtivas de carne, grãos e algodão em direção às regiões Centro-Oeste e Norte vem aprofundando o processo de interiorização do país na última década. A constatação é da nova edição do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação, composta por 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro na última década”. (…) Revista Globo Rural, 14 dez. 2010. Adaptado. O processo acima descrito, no contexto das reconfigurações do espaço agrário do Brasil, deflagra:
a expansão da fronteira agrícola
o processo de redistribuição de terras
a contração da produção para o mercado externo
7
7) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar:
nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.
a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.
a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.
8
9) Viva o Povo Brasileiro Essa linda mestiçagem A cultura tão plural Colorido festival Como é linda cada imagem O Brasil pede passagem Com seu povo tão guerreiro Pra mostrar ao mundo inteiro Sua humana substância E também sua importância Viva o Povo Brasileiro Disponível em: <http://allancordelista.blogspot.com.br/2010/01/viva-o-povo-brasileiro.html>. Acesso em: 13 nov. 2016. A miscigenação do povo brasileiro é consequência
da mistura dos vários povos que habitavam o território.
do isolamento dos portugueses em relação aos índios.
do predomínio dos índios e negros na população colonial.