Desenrolando Questões - Natureza
Formação das Equipes: Os participantes serão divididos em grupos. Dinâmica do Jogo: Cada equipe responderá a perguntas em diversas rodadas. A ordem de resposta será determinada por sorteio no início de cada rodada, garantindo que todas as equipes tenham chance de responder primeiro em algum momento. Pontuação: Cada pergunta correta vale uma pontuação definida previamente (ex: 10 pontos por acerto). A equipe que acertar o maior número de perguntas ao final do jogo será declarada vencedora. Pontuação Bônus: Caso uma equipe responda incorretamente, a pergunta será repassada para outra equipe, também sorteada, que poderá responder e tentar ganhar 50% da pontuação daquela pergunta. Se a equipe sorteada para a resposta bônus errar também, a pergunta é descartada sem pontuação adicional. Tempo de Resposta: Cada equipe terá um tempo limite (ex: 30 segundos) para dar sua resposta após ser sorteada. Se o tempo se esgotar e a equipe não responder, a pergunta passa automaticamente para a próxima equipe sorteada para a tentativa de bônus. Critério de Desempate: Em caso de empate no número de respostas corretas ao final do quiz, o desempate será feito com uma pergunta final decisiva. A equipe que responder corretamente primeiro, dentro do tempo limite, será a vencedora.
0
0
0
1
Um menino está ajudando sua mãe na cozinha. Ela lhe pede que tire do fogo uma panela que já estava lá há bastante tempo, em fogo baixo, orientando-lhe que tome cuidado para não se queimar, buscando tocar apenas no cabo de madeira, e não na base de metal da panela. A mãe lhe fez essa recomendação porque o metal, em relação à madeira, apresenta maior.
condutividade térmica.
energia interna.
temperatura.
calor específico.
coeficiente de dilatação térmica.
2
Alguns cinemas apresentam uma tecnologia em que as imagens dos filmes parecem tridimensionais, baseada na utilização de óculos 3D. Após atravessar cada lente dos óculos, as ondas luminosas, que compõem as imagens do filme, emergem vibrando apenas na direção vertical ou apenas na direção horizontal. Com base nessas informações, o funcionamento dos óculos 3D ocorre por meio do fenômeno ondulatório de:
difração.
dispersão.
polarização.
refração.
reflexão.
3
Um corpo com massa de 5 kg é submetido a uma força de intensidade 25N. Qual é a aceleração que ele adquire?
125 m/s².
10 m/s².
50 m/s².
15 m/s².
5 m/s².
4
Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é 10N, sua aceleração é 4m/s2. Se a resultante das forças fosse 12,5N, a aceleração seria de:
7,5m/s2
2,5m/s2
5,0m/s2
12,5 m/s2
2m/s2
5
(ENEM 2020) Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações Dl e D2. A representação indica que, no momento D, na situação:
D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas.
Dl ocorre um novo fator de isolamento geográfico.
Dl existe uma única população distribuída em gradiente.
D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A.
Dl ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo.
6
Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
Desidratação.
Ganho de massa corporal.
Anemia crônica.
Alta taxa de glicose no sangue.
Aumento da pressão arterial.
7
Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.
5
4
1
2
3
8
(ENEM 2018)Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada. Cientificamente, esse conceito é definido como:
trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
localização de todos os genes encontrados em um genoma.
codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos em um organismo.
todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
9
A simples atitude de não jogar direto no lixo ou no ralo da pia o óleo de cozinha usado pode contribuir para a redução da poluição ambiental. Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? Não existe um modelo ideal de descarte, mas uma alternativa simples tem sido reaproveitá-lo para fazer sabão. Para isso, são necessários, além do próprio óleo, água e soda cáustica. LOBO, I. Sabão feito com óleo de cozinha. Disponível em: http://pga.pgr.mpf.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado) Com base no texto, a reação química que permite o reaproveitamento do óleo vegetal é denominada:
esterificação.
substituição.
saponificação.
epoxidação.
redução.
10
O ciclo do cobre é um experimento didático em que o cobre metálico é utilizado como reagente de partida. Após uma sequência de reações (I, II, III, IV e V), o cobre retorna ao seu estado inicial ao final do ciclo. A reação de redução do cobre ocorre na etapa
II.
V.
IV.
III.
I.
11
A água bruta coletada de mananciais apresenta alto índice de sólidos suspensos, o que a deixa com um aspecto turvo. Para se obter uma água límpida e potável, ela deve passar por um processo de purificação numa estação de tratamento de água. Nesse processo, as principais etapas são, nesta ordem: coagulação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Qual é a etapa de retirada de grande parte desses sólidos?
Coagulação.
Decantação.
Filtração.
Desinfecção.
Fluoretação.
12
De modo geral, a palavra “aromático” invoca associações agradáveis, como cheiro de café fresco ou de um pão doce de canela. Associações similares ocorriam no passado da história da química orgânica, quando os compostos ditos “aromáticos apresentavam um odor agradável e foram isolados de óleos naturais. À medida que as estruturas desses compostos eram elucidadas, foi se descobrindo que vários deles continham uma unidade estrutural específica. Os compostos aromáticos que continham essa unidade estrutural tomaram-se parte de uma grande família, muito mais com base em suas estruturas eletrônicas do que nos seus cheiros, como as substâncias a seguir, encontradas em óleos vegetais. A característica estrutural dessa família de compostos é a presença de:
átomos de oxigênio.
insaturações.
carbonos assimétricos.
anel benzênico.
ramificações.
13
Um técnico analisou um lote de analgésicos que supostamente estava fora das especificações. A composição prevista era 100 mg de ácido acetilsalicílico por comprimido (princípio ativo, cuja estrutura está apresentada na figura), além do amido e da celulose (componentes inertes). O técnico realizou os seguintes testes: 1) obtenção da massa do comprimido; 2) medição da densidade do comprimido; 3) verificação do pH com papel indicador; 4) determinação da temperatura de fusão do comprimido; 5) titulação com solução aquosa de NaOH. Após a realização dos testes, o lote do medicamento foi reprovado porque a quantidade de ácido acetilsalicílico por comprimido foi de apenas 40% da esperada. O teste que permitiu reprovar o lote de analgésicos foi o de número
2
5
1
4
3