Desbravando as Rotas do Conhecimento: Um Quiz sobre o Trânsito e a Interligação entre Matemática e Ciências Naturais.
Olá alunos, como estão? Este quiz foi criado com o objetivo de conectar o conhecimento adquirido em sala de aula com o seu conhecimento cotidiano. Além disso, busca integrar as disciplinas de matemática e ciências, oferecendo uma visão abrangente e interdisciplinar. Esperamos que, por meio deste quiz, vocês desenvolvam a percepção de que as ciências naturais e a matemática estão profundamente presentes em nossas vidas, de maneira sutil e significativa. Assim como em outros contextos, o trânsito está repleto de elementos relacionados à matemática e às ciências naturais, desde o desenvolvimento do motor do carro até o seu movimento nas vias. Portanto, esperamos que vocês apreciem, aproveitem e divirtam-se com o quiz. Organizado pelos professores: Natália Basílio, Leonardo Araújo e Carlos Felipe.
0
0
0
1
A placa acima, composta por um triângulo, assinala que o condutor deve dar preferência de passagem ao outro veículo.
Falso
Verdadeiro
2
As placas de cor amarela e forma quadrangular sinalizam regulamentações, ou seja, informam sobre proibições, obrigações ou restrições nas vias. Por outro lado, as placas vermelhas, de forma circular, sinalizam advertências, ou seja, alertam pedestres e condutores sobre condições e perigos nas vias.
Verdadeiro
Falso
3
A imagem acima representa uma sinalização horizontal, composta por marcas, símbolos e legendas, desenhadas sobre o pavimento da pista de rolamento
Falso
Verdadeiro
4
A placa acima sinaliza "vire à direita".
Verdadeiro
Falso
5
O litro de gasolina custa 5 reais. Para ir até a cidade mais próxima, são necessários 15 litros de gasolina, dessa forma o valor gasto para chegar à cidade mais próxima é de 55 reais.
Verdadeiro
Falso
6
Um veículo percorre uma distância de 100 km a uma velocidade média de 50 km/h. O tempo necessário para percorrer essa distância é de 2 horas.
Falso
Verdadeiro
7
Em um motor de carro, a energia química do combustível é convertida em energia térmica, ou seja, em calor, durante a explosão do combustível. Essa energia térmica liberada faz com que o ar superaquecido dentro do cilindro do motor do carro empurre o pistão do motor, produzindo movimento, ou seja, energia cinética
Verdadeiro
Falso
8
A queima dentro de um motor ocorre por uma reação química entre o oxigênio do ar e os combustíveis. Nos músculos, ocorre um processo semelhante, porém mais lento e com várias etapas, no qual os açúcares provenientes da digestão dos alimentos fazem o papel de combustível. Poderíamos resumir essas reações químicas da seguinte forma: combustível -->Oxigênio= Gás Carbônico + Água.
Falso
Verdadeiro
9
A cor do veículo não afeta a temperatura interna do carro quando estão sobre o sol ou em dias quentes.
Verdadeiro
Falsa
10
Os gases emitidos pelos automóveis são, em grande parte, substâncias tóxicas. Alguns dos gases nocivos mais conhecidos são o monóxido de carbono (CO), os óxidos de nitrogênio (NOx), os hidrocarbonetos (HC), os óxidos de enxofre (SOx) e o material particulado (MP). Esses gases podem provocar doenças respiratórias e comprometer a saúde, além de aumentar o fenômeno do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global, e gerar chuvas ácidas.
Verdadeiro
Falso
11
Os carros estão envolvidos na poluição atmosférica, mas não estão envolvidos na poluição sonora das vias públicas, a qual pode causar, indiretamente, problemas como estresse, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares, entre outros.
Verdadeiro
Falso
12
Jogar objetos pela janela do carro, como lixo, não gera multa e não polui o meio ambiente, já que existem pessoas especializadas, como os garis(profissional de limpeza urbana), que retiram o lixo das vias.
Falsa
Verdadeiro
13
Quanto maior for a velocidade do carro, maior será a força de resistência do ar que ele sofre. Se um passageiro coloca o braço para fora, ele sente um pequeno vento na mão quando a velocidade é baixa. No entanto, quando a velocidade é alta, o vento empurra fortemente a mão para trás.
Falso
Verdadeiro
14
Quando estamos dentro de um carro em movimento, nosso corpo está com a mesma velocidade que ele. Ao frearmos bruscamente ou quando o veículo se choca com outro objeto e para, nosso corpo tende a manter o estado de movimento. O resultado é que somos projetados para frente. Desta forma, o uso do cinto de segurança não é indicado, porque pode prejudicar a coluna do passageiro.
Falso
Verdadeiro