Cultura: um conceito antropológico
A referida obra apresenta uma linguagem acessível, ao descrever expressivos e elucidativos exemplos das culturas dos diferentes povos, expondo as nuances culturais existentes na humanidade.
0
0
0
1
A cultura de acordo com Roque Laraia no livro a Cultura: Um conceito antropológico, embora nenhum indivíduo, repetimos, conheça totalmente o seu sistema cultural, porque é necessário ter um conhecimento mínimo do mesmo?
É importante que exista uma minúscula participação do indivíduo na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade.
a cultura é importante porque gera determinados padrões que são considerados corretos e utilizados por todos.
A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.
2
A cultura é:
estática
dinâmica
Fixa
3
De acordo com a explicação, o que nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade?
O etnocentrismo que só reconhece valor nos outros elementos culturais.
As criações científicas, artísticas e tecnológicas.
herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações.
4
É correto afirmar que o indivíduo consegue dominar todos os aspectos de sua cultura?
Não, porque ninguém é perfeitamente socializado. Um indivíduo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade.
Sim, pois a cultura é fixa e o ser humano “recebe” a cultura e se adapta.
5
Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato de etnocentrismo, e um fato cultural apreende seu sentido apenas na configuração que lhe é própria, pois a coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada dentro da conjuntura do sistema a que pertence. Qual exemplo determina essa afirmação?
Um médico pode desconhecer qual a melhor época do ano para o plantio de feijão, um lavrador certamente desconhece as causas de certas anomalias celulares, mas ambos conhece m as regras que regulam a chamada etiqueta social no que se refere às formas de cumprimentos entre as pessoas de uma mesma sociedade.
Uma conhecida nossa perguntou a um caipira paulista como é que o sol morre todos os dias
no Oeste e nasce no Leste. "Ele volta apagado durante a noite", foi a resposta que obteve.