Cultura afro-brasileira
A cultura afro-brasileira consiste no conjunto de manifestações culturais predominantes em nosso país. A cultura do Brasil foi forjada a partir da mistura de elementos culturais provenientes da África, dos indígenas e dos europeus. Você conhece a cultura afro-brasileira?
0
0
0
1
Inspirado na preparação de comidas africanas, o Brasil manteve-se como um dos primeiros países a se dedicar a produção de pratos antes já tradicionais na África,sendo assim,a culinária africana exerce uma forte influência na cozinha do Brasil. Existe um prato afro-brasileiro com designação portuguesa a um prato da culinária transmontana que se popularizou também nos demais países lusófonos como Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau,esse prato seria :
Feijoada:composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes
Acarajé:feita de uma bolinha de massa de feijão fradinho, cebola, sal e outros temperos, frita no azeite de dendê. Pode ser simples ou recheada
Rabada:é um prato muito apreciado no Brasil e consiste num guisado do rabo do boi, ao qual se adicionam verduras e legumes, como tomate, cebola e pimentão, juntamente com temperos frescos e secos
Bobó de camarão:possui uma consistência cremosa e é feito de camarões que são refogados juntamente com temperos verdes e também com leite de coco, depois misturados com um purê de aipim e outros ingredientes
2
Muitas festividades populares no país também têm influência da cultura africana,a principal envolve desfiles,fantasias,cores e músicas conhecidas, celebrada em três dias de festas comemorados em todo Brasil,essa festividade é:
Congado
Festa de Yemanjá
Bunba meu boi
Carnaval
3
A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer :
Arte de curar
Corpo aberto
Santo
Espiritualidade
4
Os homens e mulheres que vieram da África trouxeram consigo sua cultura, costumes, culinária e obviamente sua música, há claras semelhanças entre os ritmos brasileiros e africanos. Dentre isso,os instrumentos africanos possuem grande influência nas músicas brasileiras. Qual dos instrumentos abaixo NÃO é de origem africana?
Balafon – precursor do xilofone, possui um reduzido número de teclas colocadas sobre meias cabaças que servem como ressonadores. Isto exige uma amarração especial onde se utilizam couro, bambus e cordas.
Afoxé– instrumento percussivo composto de uma cabaça cobertacom uma rede de contas ao redor de seu corpo. O som é produzido
quando se giram as contas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.
Maraca – instrumento de percussão constituído por uma cabaça com cabo, contendo no seu interior, sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa.
Catacá -composto por duas tábuas, sendo uma com elevações, que mais parecem dentes, e outra lisa, o catacá é um instrumento que gera o som através do atrito de um pequeno pedaço de madeira nessas tábuas que falamos anteriormente.
5
Hoje o Brasil é o país com mais descendentes africanos fora da África – 54% da população é afro-descendente, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As religiões africanas, por sua vez, foram fundamentais para a perpetuação linguística de diferentes povos. Isso porque o conhecimento dos termos africanos é essencial para integrar-se nessa comunidade, vivenciar seus rituais e se conectar com a própria identidade e ancestralidade. Qual dessas palavras tem origem africana?
Rolê: sair, dar uma volta, passeio
Caçula:adjetivo Diz-se do filho ou filha que nasceu por último: filho caçula
Bizonho: pessoa quando triste, calado
Moscou: foi pego em flagrante
Caçula:adjetivo Diz-se do filho ou filha que nasceu por último: filho caçula