Contexto histórico-cultural do surgimento das "Psicologias"
Teste de conhecimentos acerca do tema: contexto histórico-cultural do surgimento das "Psicologias", ministrado durante a aula de Fundamentos Epistemológicos e H. da Psicologia.
0
0
0
1
Sabe-se que o discurso acerca da saúde mental possui grande relevância atualmente. Como os problemas psicológicos eram encarados na antiguidade?
As pessoas que possuíam problemas psicológicos eram vistas como amaldiçoadas, enfeitiçadas ou possuídas por maus espíritos. Tal pensamento justificava a existência de antigos curandeiros, que agiam como libertadores do sofrimento psíquico causado por intervenções espirituais negativas.
Quem possuía qualquer grau de transtorno mental era encaminhado para um hospital especializado no tratamento de problemas psicológicos. As técnicas eram bem arcaicas, mas os resultados eram, em sua maioria, satisfatórios.
Qualquer problema psicológico era tratado pela igreja. Líderes religiosos se responsabilizavam pela expulsão de espíritos contrários que acometiam todos aqueles que estivessem em pecado ou sofrendo as consequências dos pecados de seus antepassados.
Ervas medicinais eram usadas para o tratamento de problemas psicológicos em rituais de exorcismo liderados por figuras religiosas e curandeiros.
2
Qual foi a grande contribuição de René Descartes para a história da ciência?
René Descartes trouxe a visão de que havia uma relação complementar entre a mente e o corpo, não apenas considerando a mente como única estrutura capaz de interferir nas ações e reações do corpo de forma majoritária. Para Descartes, a relação entre mente e corpo acontece de forma mútua.
Trouxe o pensamento cartesiano, que se baseava em oferecer argumentos matemáticos para problemas de cunho matemático.
Sua contribuição na ciência foi significativa na época, mas atualmente não faz mais sentido. Sua teoria foi substituída pouco tempo depois pela comprovação e o fortalecimento, por meio de inúmeras pesquisas científicas, do pensamento anterior de que a mente era capaz de comandar unilateralmente as sensações vivenciadas pelo corpo.
Descartes trouxe a ideia de "ato reflexo", que pode ser observado nos movimentos involuntários do corpo, comandados unicamente pela parte consciente da mente.
3
Complete a frase: Franz Joseph Gall era...
Um médico alemão que relacionava características pessoais, tais como: personalidade, caráter e inteligência às estruturas cranianas do indivíduo.
Um médico e apreciador de estruturas anatômicas que atribuía doenças mentais de acordo com tamanho do crânio das pessoas. Ele media a cabeça de seus pacientes com fita métrica e, dependendo do tamanho, os internava em alas psiquiátricas, onde ficavam sob observação de estudantes de medicina.
Precursor das primeiras noções de ética médica. Joseph Gall era um médico muito empático que lutou pelo tratamento humanizado de seus pacientes.
Um médico contrário à frenologia, campo pseudocientífico que alegava certas atribuições mentais ao formato do crânio.
4
Sobre o método da introspecção utilizado por Wundt, é INCORRETO afirmar:
O método da introspecção foi utilizado para analisar os processos mentais mais básicos como, por exemplo, a percepção.
O método da introspecção se baseava na introdução de observadores de estímulos causados em terceiros. Por exemplo, um determinado estímulo era apresentado no laboratório e os observadores relatavam o que os sujeitos aparentavam sentir.
O método da introspecção se baseava na descrição detalhada e consciente dos sujeitos que eram expostos a um determinado estímulo no laboratório.
O método da introspecção era aplicado no laboratório experimental, primeiro laboratório científico voltado para estudos de fenômenos psicológicos.
5
Acerca das contribuições das mulheres para a história da psicologia, assinale a alternativa INCORRETA:
Karen Horney (1885-1952): analisou fatores sociais e culturais por trás da personalidade.
June Etta Downey (1875-1832): voltou-se para o estudo de traços da personalidade.
Letta Sttetter Hollingworth (1886-1939): voltou-se para os estudos relacionados ao desenvolvimento infantil e questões femininas.
Anna Freud (1895-1982): desenvolveu uma teoria contrária à psicanálise, voltando seus estudos para a valorização da parte consciente da mente.
Mary Calkins (1863-1930): contribuiu com estudos sobre a memória
6
Acerca da psicologia hoje, assinale a alternativa correta:
A psicologia é uma área bastante ampla, composta de várias perspectivas de atuação, tais como a neurocientífica, cognitiva, comportamental, humanista e psicodinâmica.
O cenário da psicologia continua extremamente difícil para as mulheres, impossibilitando que elas se desenvolvam no cenário científico.
A psicologia é muito limitada em termos de abordagens e perspectivas. Continuam muito similar ao seu contexto inicial histórico.