Como lidar com as pressões da vida?
Ajudar os filhos a lidarem com as pressões externas é um desafio significativo, especialmente para pais cristãos que desejam incorporar princípios de fé na orientação. Por isso, desafiamos vocês a através desse Quizz testar seus conhecimentos e também aprender sobre algumas estratégias que podem ajudar nessa jornada com seus tesourinhos! Arrasem!!!!
0
0
0
1
FUNDAMENTAR NA PALAVRA DE DEUS: Ensinar os filhos a buscar orientação na Bíblia é crucial. Alguns versículos podem ser usados para lembrá-los de que Deus está no controle e oferece paz. O que diz Filipenses 4:6-7?
Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.
"E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo."
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus."
2
CULTIVAR UM AMBIENTE DE ORAÇÃO: Incentivar a oração em família e a prática individual pode ajudar os filhos a se conectarem com Deus, buscando conforto e orientação. Mostrar que podem entregar suas preocupações a Deus e confiar em Sua providência é um alicerce importante. Por isso:
Só incentivar a oração basta, eles aprendem tudo sozinho hoje em dia mesmo.
Os filhos devem criar uma tabela de oração a cada 02 horas e mostrar o relatório aos pais
Os pais podem criar uma rotina de oração familiar: na hora das refeições, antes de dormir, antes de irem as suas atividades pela manhã e também dar exemplos de quando orar individualmente: momentos de ansiedade, medo, dúvidas.
3
ENSINAR O VALOR DA IDENTIDADE EM CRISTO: Ajudar os filhos a entenderem que sua identidade principal está em Cristo e não nas opiniões dos outros pode fortalecer sua autoestima e resiliência. Qual versículo pode orientar sobre isso?
(... Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim...) João 14:6
(... O amor é paciente, o amor é bondoso. 1 Coríntios...) 13:4-7
Gálatas 2:20 ("...já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...")
4
SER EXEMPLO: Pais são os melhores exemplos. Demonstrar como lidar com a pressão e o estresse de maneira saudável e fiel pode influenciar positivamente os filhos. Por isso:
Os pais devem orientar os filhos a fazerem cursos de autoajuda e pagar por consultoria de vida com profissionais.
Os pais devem mentir sobre qualquer situação difícil para não assustar os filhos e sempre mostrar só o lado bom das coisas.
Em momentos de dificuldade os pais podem ter um momento de oração em família, mostrar que buscam orientação em Deus e em alguns casos que não possuem vergonha de serem mentoreados por líderes e pastores.
5
DIÁLOGO ABERTO E HONESTO: Manter uma comunicação aberta é vital. Ouvir as preocupações dos filhos sem julgamento e discutir como aplicar a fé nas situações difíceis pode criar um ambiente de confiança e suporte.
Os pais devem criar um relacionamento de escuta ativa com os filhos e de ambiente seguro, para que eles se sintam bem em comentar as situações, mesmo em caso de erros e culpa.
Primeira coisa a se fazer ao escutar as situações dos filhos é comparar com as situações vividas por outros colegas ou primos e como eles se saíram.
Os pais devem filtras as conversas com os filhos e ouvir apenas o que for de interesse deles, deixando os outros assuntos para professores e amigos, mesmo que pessoais.
6
ENVOLVIMENTO NA COMUNIDADE CRISTÃ: Participar ativamente em uma igreja ou comunidade cristã oferece um sistema de suporte adicional. Amigos e mentores da fé oferecem perspectivas e conselhos valiosos. Então:
Os pais devem motivar os filhos a participarem de grupos de suas faixas etárias, EBD's, eventos e celebrações, assim como construírem amizades e vínculo com outros líderes.
Os pais devem levar os filhos somente nas celebrações de domingo como tradição.
Os pais devem vetar a participação dos filhos na comunidade cristã até a fase adulta.
7
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE RESILIÊNCIA: Ensinar habilidades práticas, como resolução de problemas e gestão de tempo, junto com princípios cristãos, pode ajudar os filhos a lidar com a pressão de maneira eficaz e equilibrada. São exemplos disso:
Dar livros de gerenciamento de tempo, independente de quem seja o escritor e a base dele.
Fazer todas as atividades extras para os filhos e controlar a agenda deles para garantir os horários.
Incentivar na participação como voluntários em ministérios para que possam apoiar as áreas, resolução de problemas e assim também desenvolver responsabilidade.
8
INCENTIVAS ATIVIDADES SAUDÁVEIS: Promover a participação em atividades que promovem bem-estar físico e emocional, como esportes, música, ou artes, pode fornecer uma válvula de escape positiva para o estresse. Logo, os pais podem:
Criar momentos, separar dias e horários para acompanhar os filhos ou realizarem atividades juntos.
Permitir somente que eles façam vôlei ou futebol.
Montar uma playlist da Harpa que será a única escutada pelos filhos.
9
EDUCAÇÃO SOBRE PRESSÕES EXTERNAS: Conscientizar os filhos sobre as diferentes formas de pressão (social, acadêmica, etc.) e discutir abertamente como essas pressões podem afetar suas vidas e fé pode prepará-los melhor para enfrentá-las. Uma dica é:
Fazer um Forms para que eles preencham com dúvidas e perguntas sobre cada área da vida e agendar uma resposta por e-mail.
Tirar um tempo no dia para saber como foi o dia e rotina do filho e ali já analisar se tem algum tópico a ser conversado.
Separar somente os cases de sucesso de suas vidas para passar como exemplo aos filhos.
10
FAZER PARTE DA JORNADA: Estar presente na vida dos filhos, participar das suas atividades e mostrar interesse genuíno no que estão passando ajuda a construir uma relação sólida onde os filhos se sentem seguros para compartilhar suas preocupações. Qual frase abaixo expressa melhor essa disponibilidade dos pais?
Ixiii... Tinha outro momento não pra me perguntar isso? Tô ocupado!
Claro, me conta o que houve que eu farei de tudo para te entender e te ajudar.
Claro, senta aí que eu vou procurar aqui um podcast pra você ouvir e tirar sua dúvida ou quem sabe uma palestra online de algum profissional, aí você entende aí com eles..