COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA
Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil. Será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Ou o processo de colonização portuguesa foi uma conquista? A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
0
0
0
1
1- O período colonial no Brasil teve início em:
1500
1530
1589
2
2- No período pré-colonial a atividade econômica que teve maior destaque foi:
mineração
cana-de-açúcar
pau-brasil
3
3- O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre:
Inglaterra e França
Brasil e Portugal
Portugal e Espanha
4
4- Em 1534, a Coroa portuguesa dividiu o território em 15 partes que ficaram conhecidos como:
capitanias hereditárias
Tratado de donatários
Sesmarias
5
5- No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:
pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;
Por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios
por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;
6
6-Sobre a colonização do Brasil, assinale alternativa INCORRETA.
A atividade de mineração demandou vasta força de trabalho escrava desde a descoberta de minas de ouro, em fins do século XVII, em Minas Gerais, estimulando o aumento de população e o surgimento de incontáveis arraiais e vilas.
Com o fracasso das capitanias, Portugal resolveu substituí-las e criou o Governo Geral com o objetivo de centralizar o poder na colônia, fixando a sede na Província de Sant’Ana e a capital na cidade do Rio de Janeiro.
Com a morte do rei português D. Sebastião e do seu sucessor D. Henrique, Felipe II, rei da Espanha, assumiu o trono em 1580, originando a União Ibérica, que durou até 164
7
7-“Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.” (Pero de Magalhães Gandavo, Tratado da Terra do Brasil, em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html. Acessado em 20/08/2012.) Conforme o relato de Pero de Gandavo, escrito por volta de 1570, naquela época,
a fuga dos indígenas para o interior era uma reação às perseguições feitas pelos portugueses e ocasionou o esvaziamento da costa.
a violência contra os indígenas foi exercida com o intuito de desocupar o litoral e facilitar a circulação do ouro entre as minas e os portos.
as aldeias de paz eram aquelas em que a catequese jesuítica permitia o sincretismo religioso como forma de solucionar os conflitos entre indígenas e portugueses.
8
8- Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que
a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.
a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.