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QUESTÃO 01 O Classicismo é a face literária do Renascimento, movimento de renovação científica, artística e cultural que marcou o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. Teve início em 1527, e suas principais características foram o culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma. Tais valores aproximaram o Classicismo de duas escolas posteriores. São elas:
Romantismo e Modernismo;
Realismo e Naturalismo.
Barroco e Simbolismo;
Arcadismo e Parnasianismo;
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QUESTÃO 02 Estão, entre os principais representantes do Classicismo português:
Antero de Quental e Almada Negreiros.
Florbela Espanca e Almeida Garrett.
Eça de Queiroz e Miguel Torga.
Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.
Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
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QUESTÃO 03 (Ita – SP) Considere as seguintes significações: "Nove ângulos" "Governo de Poucos" "Som agradável" "Dor de cabeça."
eneágono, oligarquia, eufonia, cefalalgia
pentágono, plutocracia, eufonia, mialgia
nonangular, democracia, cacofonia, dispneia
eneágono, aristocracia, sinfonia, cefalalgia
hendecágono, monarquia, sonoplastia, cefaleia
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QUESTÃO 05 (FGV-SP) Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação seguinte: O movimento desenvolveu-se no apogeu político de Portugal; consiste numa concepção artística baseada na imitação dos modelos clássicos gregos e latinos. Nele, o pensamento lógico predomina sobre a emoção, e a estrutura da composição poética obedece a formas fixas, com a introdução da medida nova, que convive com a medida velha das formas tradicionais. Trata-se do:
Classicismo
Modernismo
Barroco
Romantismo
Realismo.
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QUESTÃO 06: No poema de Camões, podemos perceber algumas características do Classicismo. São elas:
“O poema de Camões é marcado por uma linguagem rebuscada, permeada por figuras de
linguagem de difícil compreensão. Seu tema principal é a luta entre classes sociais e as crises
religiosas.”
“predomínio da musicalidade e grande influência da tradição oral ibérica. O assunto principal
do poema é o lamento da moça cujo namorado partiu. Os paralelismos semânticos, o refrão,
reiterações e estribilho estão presentes em seus versos: esses elementos tinham como finalidade
facilitar a memorização do texto para que ele fosse cantado.”
“equilíbrio entre os transes existenciais do poeta com a disciplina clássica: emoção e razão, expressão pessoal e imitação são concebidas por meio de uma dicção sóbria, contida, mas nem por isso menos comovente. No poema também podemos perceber que, embora o homem sempre queira atingir o ideal e a perfeição, ele sempre encontra em seu caminho a restrição imposta pela própria condição humana.”
NDA.
“o assunto principal do poema é o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher
idealizada e distante. Há uma ambientação aristocrática da corte e uma forte influência
provençal na lírica camoniana.”
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QUESTÃO 07: No Brasil, o Classicismo é mais conhecido como Quinhentismo, abrangendo toda produção literária da fase Renascentista no século XVI. Toda literatura desse período foi escrita por portugueses e resume-se à:
NDA.
Literatura de protesto, produzida para denunciar o extermínio da população indígena e os
desmandos da coroa portuguesa no Brasil. Essa literatura foi representada por nomes como
Gonçalves Dias e Padre José de Anchieta.
Literatura de informação, com documentos sobre as terras descobertas, suas belezas e
habitantes, e também a Literatura indígena que foi posteriormente traduzida para o português.
Literatura de catequese, cuja principal função era doutrinar os indígenas segundo os preceitos
cristãos. São escritos, principalmente, dos padres Antônio Vieira e José de Anchieta.
Literatura de informação, representada principalmente pela Carta de Pero Vaz de Caminha, cuja finalidade era a de relatar as características da terra descoberta, e a Literatura jesuíta, que produziu textos simples com a finalidade de catequizar os índios.
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QUESTÃO 08: O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
1198 e 1434.
1500 e 1601.
1502 e 1578.
1527 e 1580.
1434 e 1516.
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QUESTÃO 09: Indique, na relação a seguir, o nome do autor.
Manuel Bandeira.
Bocage.
Camilo Pessanha.
Luís de Camões.
Gil Vicente.
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QUESTÃO 10: A literatura jesuítica foi uma das manifestações literárias que surgiu com a chegada dos portugueses no Brasil, no século XVI. Sobre essa manifestação é incorreto afirmar:
Os principais assuntos explorados eram cotidianos e religiosos.
Possuía um teor religioso e reunia textos escritos pelos colonizadores.
Os textos eram descritivos e informativos e possuíam uma linguagem simples.
Foi escrita pelos jesuítas, tendo José de Anchieta como maior representante.
Também era chamada de literatura de catequese, tendo em conta seu caráter religioso.
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QUESTÃO 11: A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro documento redigido no Brasil e possui um valor histórico e literário inegável. Sobre a Carta é correto afirmar:
O intuito era descrever sobre o novo local encontrado pelos portugueses.
Foi escrita por Pedro Álvares Cabral quando o conquistador chegou ao Brasil.
O escrivão espanhol, Pero Vaz de Caminha, foi quem escreveu a Carta.
De caráter objetivo, o escrivão descreveu as paisagens do local.
Redigida em versos, a Carta foi entregue ao Rei Dom Manuel de Portugal.
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QUESTÃO 12: O Quinhentismo é uma manifestação literária que teve início no século XVI no Brasil e reuniu diversos textos de caráter:
nacionalista, religioso e místico
informativo, religioso e amoroso
amoroso, religioso e pedagógico
místico, nacionalista e amoroso
pedagógico, religioso e informativo.
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QUESTÃO 13: Sobre a literatura informativa quinhentista é incorreto afirmar:
Com uma linguagem rebuscada, os cronistas descreveram aspectos das novas terras
Ao lado de Pero Vaz de Caminha e de outros cronistas, Pero de Magalhães Gândavo foi um
dos representantes da literatura informativa.
De caráter documental, a literatura informativa foi essencial para fundar a literatura brasileira.
A carta de Pero Vaz de Caminha representa um dos maiores exemplos da literatura
informativa do Quinhentismo.
Repletos de adjetivos, os textos do Quinhentismo abordaram as características materiais e espirituais relacionadas com as novas terras.
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QUESTÃO 14: Enquanto surgia a literatura brasileira no Brasil, na Europa outro movimento baseado no humanismo, racionalismo e cientificismo se consolidava. Esse movimento foi o:
Arcadismo
Romantismo
Realismo
Barroco
Classicismo.
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QUESTÃO 15: (UFSE) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características: I – intenção catequética e informação sobre a terra; II – relato de viagem e pregação religiosa; III – sentimento nacionalista e participação em campanha republicana. Estão corretas somente as características indicadas em:
II e III.
I e II.
I.
III.
II.
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QUESTÃO 16: (UFPA) Quanto às manifestações literárias brasileiras aparecidas durante o período colonial:
eram ainda incipientes, apesar de escritas, pois a metrópole não incentivava este tipo de produção.
não havia obras escritas, existia, pois, como manifestação oral.
o expressivo número de escritores que apareceram obreiam-se com os maiores vultos da
literatura universal.
refletiam a grandeza da Literatura Portuguesa da época.
representa o esplendor das tendências literárias do medievalismo português.
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QUESTÃO 17: (UFSM) O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que: I – não se pode falar, ainda, na existência de uma literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expressão para os escritores na colônia; II – se pode falar na existência de uma literatura brasileira porque, ao descreverem o Brasil, os textos mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em que todos os escritores eram nativos da terra; III – a produção escrita se prende à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas, ou seja, uma produção informativa e doutrinária. Está(ão) correta(s):
Apenas III.
Apenas II e III.
Apenas II.
Apenas I.
Apenas I e III.
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QUESTÃO 18: (Mackenzie) "Quando morre algum dos seus põem-lhe sobre a sepultura pratos, cheios de viandas, e uma rede (...) mui bem lavada. Isto, porque crêem, segundo dizem, que depois que morrem tornam a comer e descansar sobre a sepultura. Deitam-nos em covas redondas, e, se são principais, fazem-lhes uma choça de palma. Não têm conhecimento de glória nem inferno, somente dizem que depois de morrer vão descansar a um bom lugar. (...) Qualquer cristão, que entre em suas casas, dão-lhe a comer do que têm, e uma rede lavada em que durma. São castas as mulheres a seus maridos." (Padre Manuel da Nóbrega) O texto, escrito no Brasil colonial,
Já antecipa, pelo tom grandiloquente de sua linguagem, a concepção idealizadora que os
românticos brasileiros tiveram do indígena.
É exemplo característico do estilo árcade, na medida em que valoriza poeticamente o “bom
selvagem”, motivo recorrente na literatura brasileira do século XVIII.
Pertence a um conjunto de documentos da tradição histórico literária brasileira, cujo objetivo principal era apresentar à metrópole as características da colônia recém-descoberta.
É exemplo de produção tipicamente literária, em que o imaginário renascentista transfigura os
dados de uma realidade objetiva.
Insere-se num gênero literário específico, introduzido nas terras americanas por padres
jesuítas com o objetivo de catequizar os indígenas brasileiros.