Características dos seres vivos
Imagine um robô muito sofisticado, tal como o do filme Star Wars. Um robô que possui uma organização, reage a estímulos e também possui um tipo de metabolismo, usando energia para alimentar os circuitos do seu "sistema nervoso".
0
0
0
1
Porque, ainda assim, não é um ser vivo?
Crescimento, reprodução e reação
Crescimento, evolução e reação
Evolução, reprodução e reação
Crescimento, evolução e reprodução
2
Os seres vivos devem usar energia e consumir nutrientes para realizar as reações químicas que sustentam a vida. A soma total das reações bioquímicas que ocorrem no organismo é chamada de:
Anabolismo
Metabolismo
Catabolismo
Homeostase
3
Infecções, como a gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. São parasitas obrigatórios dos seres vivos, isso se deve ao fato de eles não conseguirem multiplicar seu material genético se não estiverem dentro de um organismo. Dessa forma, podemos afirmar que:
Não são considerados seres vivos, porque não tem reprodução independente.
São considerados seres vivos, pois se reproduzem.
São considerados ser vivos, porque se nascem, crescem e reproduzem e morrem
4
Para estudar a variedade de organismos, em todos os ambientes, foi necessário classificá-los e agrupá-los de acordo com a semelhança entre suas características. Dessa forma, um determinado grupo de seres vivos apresentam algumas características como: I - Realizam a decomposição da matéria orgânica nos ecossistemas. II - São seres uni ou pluricelulares que possuem células com envoltório nuclear. III - Alguns são parasitas que causam doenças em plantas e animais. IV - Uma espécie desse grupo fornece matéria-prima para a extração da penicilina. Que grupo de seres vivos apresenta essas características?
Animais
Fungos
Plantas
Bactérias
5
Algumas infecções, como a gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. São parasitas obrigatórios dos seres vivos porque eles não conseguem multiplicar seu material genético se não estiverem dentro de um organismo. Dessa forma, podemos afirmar que:
Os vírus são seres vivos
Os vírus são considerados seres vivos.
Os vírus não são seres vivos porque não conseguem se reproduzir de forma independente
6
A classificação biológica, também chamada de taxonomia, é um sistema que agrupa os seres vivos de acordo com:
Características comuns e relações de parentesco evolutivo
O ancestral mais próximo e padrões observados
A forma como se alimentam e o habitat
O maior número de espécies e o ecossistema