Brasil território: O municípios e regiões metropolitanas
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão. Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase totalmente, do menor continente existente na Terra, a Oceania.
0
0
0
1
1 A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir: “É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.” A que conceito refere-se a afirmação acima?
Estado
País
Nação
Território
2
2 Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
Há uma grande variação das latitudes, que é responsável por variações climáticas, e não por uma homogeneidade
As longitudes do Brasil indicam a posição do país no hemisfério ocidental, ou seja, a oeste do Meridiano de Greenwich, com valores negativos.
O Brasil, por possuir um território muito próximo à área da Oceania (o menor continente), é considerado um país de dimensões continentais.
3
3 “Moro num país tropical, abençoado por Deus E bonito por natureza, mas que beleza Em fevereiro (em fevereiro) Tem carnaval (tem carnaval)”. (JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor). Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical
incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.
4
4 Respeito do conceito de território, é correto afirmar que: I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimos-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente. II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise. III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais. IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder. Estão corretas as alternativas:
Todas as alternativas.
Apenas a alternativa IV.
I, II e IV.
5
5 É de se destacar que, na maioria das vezes, as Regiões Metropolitanas surgem como polos de atividades econômicas, ou seja, como ponto de localização concentrada de atividades dentro de um núcleo urbanizado condicionante de todo o comportamento econômico na região, visto que a sua expansão gera fluxos do exterior para o centro e do centro para o exterior”. GUIMARÃES, N. A. Regiões metropolitanas: aspectos jurídicos. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/planodiretor.
dos bairros especializados para as zonas residenciais
da metrópole para as cidades-satélites
6
6 No processo de urbanização, a formação de muitas regiões metropolitanas está ligada ao processo de dependência das cidades-satélites em relação às regiões centrais. Esse fluxo migratório é possibilitado pela interligação entre essas cidades, que se materializa pela conurbação entre elas (junção do espaço urbano).
Fuga de áreas degradadas.
Conurbação entre municípios contíguos.
7
7 As regiões metropolitanas concentram em torno de si uma gama de serviços, áreas de comércio e algumas formas de atividades industriais que conferem a essas localidades uma posição de centralidade socioeconômica. Por região metropolitana, entende-se que ela seja:
Um conjunto de lugares industrializados e com um complexo desenvolvimento social.
Uma área em que uma metrópole central está interligada a cidades dela dependentes.
8
8 As regiões metropolitanas brasileiras sofrem com graves problemas sociais que se transferem ou se estendem das metrópoles para as cidades-satélites. Tal fenômeno é oriundo da:
Divisão territorial do trabalho com a formação das “cidades-dormitórios”.
Extensão territorial das grandes metrópoles.
Expansão das periferias das metrópoles para as outras cidades.
9
9 Leia as afirmativas a seguir. I - O êxodo rural é uma das causas da urbanização acelerada que acarreta, entre outros problemas, o aumento do desemprego e crescimento do setor informal das cidades nos países de industrialização tardia. II - O crescimento da taxa de urbanização implica uma acentuada melhoria nas condições de vida da população dos países subdesenvolvidos. III - O aumento das favelas, dos loteamentos clandestinos e da população sem-teto pode ser apontado como consequência do êxodo rural e da crescente urbanização. Com base nessas afirmativas sobre urbanização, marque a alternativa correta.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas III está correta.
10
10 De acordo com o IBGE e seus conhecimentos: Em quantas regiões está divido o Brasil e quais são elas?
Região: Norte, Sul, Centro - Oeste, Sudeste, Nordeste
Amazônia, Nordeste e Centro sul;
Região sul e Norte