Brasil colonial de 1500-1822
As questões desse quiz se referem ao período em que o Brasil era uma colônia de Portugal entre 1500 e 1822, essa revisão é importante para as próximas aula do 2º bimestre, que todos tenham uma excelente revisão, até mais! Professor Wesley
0
0
0
1
"Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas. O professor Paulo Chaves contou no Projeto Educação, nesta quinta-feira (9), que a chegada dos portugueses, na verdade, foi uma invasão ao país." Fonte: g1.globo.com De acordo com a opinião do professor no trecho acima o Brasil foi descoberto, ou invadido?
Segundo o texto, o Brasil foi invadido, pois os diversos povos indígenas já viviam no território.
Segundo o texto, o Brasil foi descoberto, pois quando os portugueses chegarem no Brasil em 1500, o território não era ocupado.
2
Qual era o objetivo de Portugal, ao invadir e conquistar as terras no Brasil no período de 1500 até 1822, quando o Brasil se tornou independente?
O Objetivo de Portugal era de ocupar o território brasileiro, conviver pacificamente com os indígenas e desenvolver o Brasil.
O Objetivo de Portugal era de ocupar o território brasileiro para explorá-lo, como por exemplo, plantando cana de açúcar no território para vender na Europa, o lucro ficava todo com a coroa portuguesa.
3
Quais produtos foram os mais importantes para o desenvolvimento e expansão da região sudeste do Brasil?
O ouro na região de Minas Gerais e o café na região de São Paulo.
O milho e o arroz
4
Nas plantações de cana de açúcar e nas minas de ouro, era preciso muita gente para fazer o trabalho, quem foram as principais mão de obra utilizadas nesses serviços?
Os próprios portugueses trabalhavam nos engenhos plantando a cana e nas minas para encontrar o ouro.
Mão de obra indígena e negro-africana, os indígenas e os africanos foram escravizados e trabalharam a força nos engenhos de açúcar, e os africanos nas minas.
5
Qual das alternativas abaixo diz a verdade sobre o trabalho dos africanos no Brasil?
Os africanos vieram para o Brasil por vontade própria trabalhar nas fazendas de açúcar e nas minas de ouro.
Estima-se que mais de 6 milhões de africanos vieram para trabalhar no Brasil, os portugueses diziam que os africanos eram povos selvagens e inferiores, isso foi usado como justificativa para a escravização desses povos.
6
Analise a imagem, e depois veja qual das alternativas abaixo faz uma descrição mais próxima do que essa imagem representa.
O quadro representa a vida de uma família branca no Brasil colonial, enquanto a família come na mesa, os negros escravizados os servem, as crianças no chão comendo os restos mostra como os negro-africanos eram tratados de forma desumana no período da escravidão
O quadro representa a vida de uma família branca no Brasil colonial, todos no quadro vivem em condições de igualdade.
7
A imagem mostra que a população indígena em 150 era de 5 milhões, sendo que hoje essa mesma população é de menos de 900 mil, o que ocorreu para essa mudança?
As famílias indígenas foram tendo cada vez menos filhos ao longo do tempo, por isso a população indígena foi diminuindo.
Os indígenas foram mortos em conflitos com os portugueses quando eles chegarem ao Brasil em 1500 para tomar a posse das terras, além disso, as doenças que os europeus trouxeram com eles também causou uma mortalidade muito grande na população indígena
8
Sobre a influência da cultura dos povos indígenas e africanos no Brasil, qual alternativa está correta?
Não temos nenhuma influência da cultura indígena e brasileira hoje no Brasil.
A cultura africana e indígena fez parte da formação do Brasil como conhecemos hoje, por isso, temos muita influência dessas culturas no nosso dia a dia!
Exemplo de cultura indígena: cultivo da mandioca, uso de redes para dormir, andar descalços, também temos influência na língua, a palavra “Jundiaí” tem origem indígena e ela significa o nome de um peixe.
Exemplo de cultura africana no dia a dia: instrumentos musicais como o tambor, flauta, o samba, capoeira, a pamonha, o quiabo etc.