Bivalves animais

Bivalves animais

Os bivalves são : Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem. A respiração desses animais é branquial; as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa.

Imagem de perfil user: ProMila Educação
ProMila Educação
1

Como é a reprodução?

Os gametas dos bivalves são acumulados na câmara suprabranquial para depois serem carregados para fora pelo fluxo de água para que ocorra a fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, pois passa por estágio larvais de larva trocófora e véliger. Os bivalves de água doce geralmente têm fertilização interna. Os óvulos vão para os poros das brânquias onde são fertilizados. A larva desse processo se fixam em peixes vivendo como parasitas
Os gametas dos bivalves são acumulados nao atrio para depois serem carregados para fora pelo fluxo de oxigenio para que ocorra a fecundação interna. O desenvolvimento é direto, pois passa por estágio larvais de larva trocófora e véliger. Os bivalves de água doce geralmente têm fertilização interna. Os óvulos vão para os poros das brânquias onde são fertilizados. A larva desse processo se fixam em peixes vivendo como parasitas
2

Como funciona a Troca gasosa?

A troca gasosa dos bivalves é feita por brânquias e também pelo manto. As brânquias dos bivalves são curtos filamentos retos formando lamelas. A água entra pelo sifão (órgão que internaliza e externaliza água), pelos poros passa entre os filamentos da lamela e depois para uma câmara chamada supra branquial saindo do corpo.
A troca gasosa dos bivalves é feita por brânquias e também pelo manto. As brânquias dos bivalves são longos filamentos dobrados formando lamelas. A água entra pelo sifão (órgão que internaliza e externaliza água), pelos poros passa entre os filamentos da lamela e depois para uma câmara chamada supra branquial saindo do corpo.
3

Como funciona a Alimentação?

Os bivalves são carnivoros, se alimentam de presas que eles atacam na água e entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita. Após a filtração as partículas são direcionadas para os palpos labiais que as transportam para a boca. Algumas espécies se alimentam de madeira e são associadas a bactérias que fazem a digestão da celulose. Outras usam o sifão para procurar comida na areia. E ainda existem aquelas que sugam pequenos animais para dentro do manto.
Os bivalves são filtradores, se alimentam de partículas suspensas na água que entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita. Após a filtração as partículas são direcionadas para os palpos labiais que as transportam para a boca. Algumas espécies se alimentam de madeira e são associadas a bactérias que fazem a digestão da celulose. Outras usam o sifão para procurar comida na areia. E ainda existem aquelas que sugam pequenos animais para dentro do manto.
4

Os bivalves são:

herbivoros
carnivoros
Filtradores
5

Sistema Digestivo

Sistema Digestivo O estômago dos filtradores tem várias dobras e o caminho todo ciliado. Há uma câmara digestiva que produz enzimas e as joga no estômago. Os bivalves fazem digestão intra e extracelular.
O estômago dos filtradores tem várias dobras e o caminho todo ciliado. Há uma câmara digestiva que produz enzimas e as joga no estômago. Os bivalves fazem digestão somente extracelular.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.