Biossegurança Aplicada à Enfermagem
A biossegurança na enfermagem tem um papel crucial no treinamento de equipes e na infraestrutura de todo ambiente. Afinal, hospitais podem ser ambientes que abrigam vírus, bactérias e outros agentes bastante nocivos à saúde das pessoas, especialmente a dos profissionais.
0
0
0
1
Qual a função do PCIH (Programa de Controle de Infecção Hospitalar)?
Realizam atividades de vigilância epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitoramento do uso de antimicrobianos e acompanhamento dos profissionais vítimas de acidentes com material biológico.
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
É um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
2
O que Antissepsia?
Conjunto de medidas para impedir a penetração de microrganismos num ambiente que não os tem.
Conjunto de medidas capaz de reduzir o número de microrganismos da microbiota residente/integra de outros tecidos do corpo.
3
Em: "Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar" existem 3 tipos de infecções, quais são elas?
Infecção hospitalar, infecção comunitária e infecção cruzada
Infecção hospitalar, infecção continental e infecção direta
4
"Processo de destruição de microrganismos patógenos ou não, na forma vegetativa, que possam existir no local. Sendo medidas de controle e contenção da disseminação da infecção, pela destruição dos microrganismos, com exceção dos esporulados, em unidades de saúde e utensílios. Não se aplicando na pele e mucosas". Essa definição se aplica respectivamente à...?
Cauterização
Esterilização
Desinfecção
5
O que é CCIH?
Órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar.
Órgãos sem fins lucrativos, constituídas formalmente e autonomamente, caracterizadas por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania.
6
Qual a diferença de Infecção hospitalar e Infecção comunitária, respectivamente?
É a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta; e aquela identificada a partir de amostras colhidas nas primeiras 48 horas de internação ou em incubação na admissão do paciente, desde que não relacionada à internação anterior no mesmo hospital.
É a transferência de microrganismo de um paciente a outro, seja por objetos contaminados ou por profissionais que não se higienizaram corretamente ao atender o paciente anterior, resultando em uma infecção; e Aquela identificada a partir de amostras colhidas nas primeiras 48 horas de internação ou em incubação na admissão do paciente, desde que não relacionada à internação anterior no mesmo hospital; e é a transmissão de microrganismo de pessoa para pessoa por meio de uma superfície contaminada ou de instrumentos e outros objetos.
Aquela identificada a partir de amostras colhidas nas primeiras 48 horas de internação ou em incubação na admissão do paciente, desde que não relacionada à internação anterior no mesmo hospital; e é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta.
7
O que significa Infecção cruzada?
Ocorre quando microrganismos invadem tecidos corporais e causam doenças.
Aquela identificada a partir de amostras colhidas nas primeiras 48 horas de internação ou em incubação na admissão do paciente, desde que não relacionada à internação anterior no mesmo hospital.
É a transferência de microrganismo de um paciente a outro, seja por objetos contaminados ou por profissionais que não se higienizaram corretamente ao atender o paciente anterior, resultando em uma infecção.
8
A Precaução de Contato (PC) é definida como: medida que deve ser aplicada à...
doenças de transmissão que envolvem o contato direto pele a pele/mucosas, através de objetos, infecção ou colonização por micro-organismos multirresistentes.
transmissão de microrganismos por pequenas partículas.
9
"São elementos de contenção de uso individual utilizados para proteger o profissional do contato com agentes biológicos, químicos e físicos no ambiente de trabalho. Servem, também, para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção". Este é o conceito de qual Equipamento de Proteção?
EPC
EPI
EPA
EPE
10
Dentre as alternativas à baixo, quais dos exemplos são referentes às EPI's?
Gorro; máscara; protetor facial; bata/jaleco; avental/capote cirúrgico; óculos de proteção; luvas; sapato fechado; pró-pés; lava olhos.
Bata/Jaleco; avental/capote cirúrgico; gorro; máscara; protetor facial; coletor de material perfuro cortante; óculos de proteção; luvas; sapato fechado; pró-pés.
Bata/Jaleco; avental/capote cirúrgico; gorro; máscara; protetor facial; óculos de proteção; luvas; sapato fechado; pró-pés.
11
"Atitudes que devem ser tomadas por todo profissional de saúde frente a qualquer paciente, com o objetivo de reduzir os riscos de transmissão de agentes infecciosos, principalmente veiculados por sangue e fluidos corporais ou presentes em lesões de pele e mucosas, restos de tecidos ou de órgãos, além de minimizar a exposição a substâncias químicas potencialmente tóxicas e possíveis riscos físicos". Está é a definição de qual Precaução?
Padrão.
de Contato.
Respiratória.
12
Pelo motivo de algum profissional da saúde usar luvas, sendo para procedimentos simples aos mais complicados havendo a necessidade de luvas estéreis, exclui a presença de mãos lavadas?
Não, independente do procedimento feito pelo profissional, ter as mãos lavadas sempre é uma boa prevenção e necessária para o atendimento.
Sim, pelo fato de usar as luvas normais ou estéreis, não há necessidade da lavagem das mãos.
13
Qual é respectivamente diferença de Precaução respiratória para Aerossóis (PA) e Precaução Respiratória para gotículas (PR)?
Medidas recomendadas para impedir a transmissão de microrganismos por pequenas partículas, que podem permanecer suspensos no ar; e medidas recomendadas para impedir a transmissão de microrganismos por gotículas no caso de contato com a mucosa oral, nasal ou conjuntiva, que ocorre com frequência durante a tosse, espirro ou em procedimentos de aspiração de secreções em vias aéreas.
Medidas recomendadas para impedir a transmissão de microrganismos por gotículas no caso de contato com a mucosa oral, nasal ou conjuntiva, que ocorre com frequência durante a tosse, espirro ou em procedimentos de aspiração de secreções em vias aéreas; e medidas recomendadas para impedir a transmissão de microrganismos por pequenas partículas, que podem permanecer suspensos no ar.
Medidas que devem ser aplicadas às doenças de transmissão que envolvem o contato direto pele a pele/mucosas, através de objetos, infecção ou colonização por microrganismos multirresistentes, herpes zoster, escabiose, etc; e medidas recomendadas para impedir a transmissão de microrganismos por gotículas no caso de contato com a mucosa oral, nasal ou conjuntiva, que ocorre com frequência durante a tosse, espirro ou em procedimentos de aspiração de secreções em vias aéreas.
14
O jaleco só pode ser usado (ou pelo menos todos os profissionais deveriam respeitar e lembrar desta norma) em qual horário???
de trabalho.
do lanche.
de festa.
de pegar ônibus, onde é um dos maiores momentos que o profissional se contamina.