Biorremediação, tratamento de água e esgoto e processos poluidores.
Biorremediação, tratamento de água e esgoto e processos poluidores.
0
0
0
1
A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente, atividade ligada a Engenharia Ambiental.
Verdadeiro
Falso
2
A Biorremediação age em contaminantes específicos que degradam o solo, água e no ar.
Verdadeiro
Falso
3
As empresas vêm trabalhando em pesquisas e desenvolvimento genético dos organismos de forma a modificar os genes aumentando sua capacidade de absorção dessas substâncias, ou seja, a capacidade de:
Existência
Ajudar
Poluir
Despoluir
4
As técnicas de remediação in situ são aquelas em que não há necessidade de remoção do material, sendo esta realizada no próprio local contaminado.
Verdadeiro
Falso
5
A recuperação ambiental, de uma maneira geral, tem por objetivos a restauração ou a reabilitação de áreas degradadas, incluindo a remediação de áreas contaminadas. Sobre a remediação de áreas contaminadas por produtos industriais derivados do petróleo, é INCORRETO afirmar que:
Biosparging é uma técnica de tratamento ex-situ que consiste na remediação de contaminantes voláteis em correntes de ar pela passagem através de filtros biológicos.
Na biorremediação ativa de áreas contaminadas são utilizadas técnicas para estimular a atividade microbiológica, sendo uma delas conhecida como Bioventing, que corresponde à aeração da zona não saturada do solo contaminado.
A execução de barreiras hidráulicas permite, por exemplo, controlar ou impedir o deslocamento das águas subterrâneas contaminadas por vazamentos em postos de combustível, refinarias e bases de estocagem de petróleo.
6
Possibilidade de analises através de experimentos laboratoriais que demostram o potencial que um determinado tratamento pode ter em estimular a remoção de um local contaminado.
IN SITU
EX SITU
IN REMOÇÃO
7
Fitotransformação: A técnica da fitotransformação baseia-se na capacidade algumas espécies de plantas apresentam de metabolizar determinados compostos tóxicos tornando-os não tóxicos ou menos tóxicos.
VERDADEIRO
FALSO
8
Falando sobre procedimentos que é produzindo diversas reações químicas catalisadas por biocatalisadores, possibilitando o aumento da disponibilidade dos contaminantes aos microrganismos degradadores e a eliminação da heterogeneidade da distribuição dos contaminantes no solo . sito , sendo estes produzindo diversas reações químicas catalisadas por biocatalisadores, possibilitando o aumento da disponibilidade dos contaminantes aos microrganismos degradadores e a eliminação da heterogeneidade da distribuição dos contaminantes no solo, estamos falando do equipamento ?
Reator formação
Maquina de produção
Biorreatores
9
O uso de microrganismos é muito mais ecologicamente correto do que o método convencional de síntese química/usam menos energia/recursos renováveis.
Falsa
verdadeira
10
Pode ser utilizada para o tratamento do solo contaminado com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são compostos mutagênicos e carcinogênicos aos humanos e aos animais
Verdadeiro
Falso