Bibliologia - Aula 2
Teste seus conhecimentos sobre os assuntos e conceitos tratados na aula 2
0
0
0
1
O que é revelação progressiva?
É a ideia de que o homem sabia muito pouco a respeito de Deus no princípio, mas aos poucos, gradativamente, ele foi revelando a si mesmo e seu propósito para a humanidade.
É o conhecimento que Deus dá de si mesmo a todas as pessoas, de todos os lugares e de todas as épocas. É a auto-revelação de Deus manifestada a todo ser humano.
É o modo como Deus escolheu Se revelar através de meios milagrosos. Ela inclui aparições físicas de Deus, sonhos, visões, a Palavra escrita de Deus e mais importante – Jesus Cristo.
2
A revelação tem sua origem em Deus. É a comunicação de suas verdades para os recipientes. Mas por que razão ela é necessária?
Por causa da distância que há entre seres humanos e Deus, que foi aumentada, ainda mais, pela realidade da Queda, que obscurece o nosso entendimento.
Faz-se necessária por conta da obrigação que Deus possui de se revelar às suas criaturas e prover algum conhecimento de si mesmo.
A necessidade da revelação reside na sede de conhecimento que o ser humano tem naturalmente por Deus, que o faz aspirar por essa revelação.
3
Assinale abaixo qual é o objeto, ou receptor, da revelação:
O próprio Deus
Seres humanos em geral
Criaturas celestiais
4
O objetivo da revelação consiste em:
Mostrar aos homens quem Deus é, sua natureza, seu caráter, sua vontade, criação e, por fim, a redenção de caídos que ele se propõe a remir de todas as coisas que foram amaldiçoadas.
Declarar que o pecador está livre das exigências da lei e habilitado às recompensas, por causa da obra meritória de Cristo.
Operar na vida do regenerado um processo através do qual ele será ensinado e moldado para viver cada vez mais para Cristo, numa vida de retidão conforme a vontade de Deus.
5
Entende-se por teofania:
O modo de revelação por meio do qual Deus se serve de todas as faculdades da alma humana para fazer com que o produto final da cooperação entre ele e o homem seja normativo e reconhecido como obra de Deus, e não como simples obra humana.
O modo de revelação verbal também chamado de “sugestão interna”, que acontece na subjetividade do recipiente da revelação, e que pode revelar-se por meio de sonhos e visões.
O modo de revelação externa e imediata, por meio do qual Deus assume, temporariamente, uma forma física, a fim de comunicar aos homens alguma coisa de si mesmo ou deles, tanto em termos de redenção como de juízo, confrontando-se presencialmente com os recipientes de sua revelação.
6
Por meio de qual modo de revelação foram produzidos os livros de Provérbios, Cântico dos Cânticos, Salmos inspirados e outros livros históricos do Antigo Testamento, bem como os evangelhos do Novo Testamento e as epístolas gerais e paulinas?
Através da profecia. Deus revelou o teor desses livros aos escritores por meio de sonhos e visões para que eles pudessem registrar por escrito, todo o conteúdo da revelação.
Por meio de teofanias. O próprio Deus assumiu, temporariamente, uma forma física, com o objetivo de comunicar a esses autores todo o conteúdo desses escritos.
Mediante a operação concursiva. Deus operava no homem enquanto ele fazia todo o trabalho de pesquisa, usando todas as faculdades da alma, em uma perfeita cooperação entre dois seres: Deus e o homem.
7
"Então o mistério foi revelado a Daniel numa visão de noite." (Daniel 2:19a) Na passagem citada acima, o receptor da revelação estava:
Acordado, mas num estado mental de êxtase em que seus sentidos são capturados
Dormindo, num estado em que algumas características de sua mente estão em repouso
Desperto, num estado de vigília em que o conteúdo da revelação é perceptível aos sentidos
8
Assinale abaixo a diferença entre sonho e visão, segundo o modo de revelação por profecia:
No sonho, o profeta está dormindo, com parte da sua atividade mental em repouso. Na visão, o profeta está acordado, mas fica temporariamente em estado de êxtase.
No sonho, o profeta está dormindo, mas é acordado pelo emissor da revelação e tem seus sentidos ativos. Na visão, o profeta está em êxtase, mas pode experimentar o conteúdo da revelação através dos seus sentidos.
No sonho, o profeta está dormindo, mas com seus sentidos ativos. Na visão, o profeta está desperto e percebe o conteúdo da revelação por meio de seus sentidos.
9
“Exatamente como a luz da lua é superada pelo surgimento do sol, assim a revelação a respeito de Deus no Antigo Testamento tem sido superada pela vinda de Jesus”. Nessa afirmação, o pastor Gary Delashmutt faz referência a qual modo de revelação?
Modo de revelação por profecia, através de sonhos e visões
Modo de revelação por Teofania, mais especificamente Cristofania
Modo de revelação pelo Filho Encarnado
10
Jesus Cristo é a expressão máxima do ser de Deus. Ele é o ponto culminante de toda a revelação. Não há revelação maior ou superior à encarnação do verbo, o Deus-homem Jesus Cristo. Como a igreja, hoje, tem acesso a essa revelação do Filho Encarnado?
Mediante à participação no sacramento da Eucaristia, em que comemos e bebemos, substancialmente, do próprio Cristo, que está contido nos elementos do pão e do vinho.
Por meio das Sagradas Escrituras, que testificam dele e nos comunicam o propósito de sua encarnação, morte e ressurreição com vistas a redenção de seu povo.
Através da busca pelo Jesus histórico, na qual colhemos informações sobre a pessoa de Jesus com base nos ditames da pesquisa histórica.