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Principais autores Barrocos do Brasil:
Francisco Rodrigues Lobo
Jerónimo Baía
António Barbosa Bacelar
António José da Silva
Pintor José de Ribeira
Bernini
Barromini
Andrea Pozzo
Bento Teixeira
Gregório de Matos
Manuel Botelho de Oliveira
Frei Vicente de Salvador
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O Barroco no Brasil aconteceu entre:
1508 e 1756
1601 e 1769
1571 e 1610
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Principalmente características do Barroco no Brasil:
Pinturas e esculturas com temas cristãs
- Linguagem dramática
- Racionalismo
- Uso de figuras de linguagem
- Jogo de contrates
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Qual o maior representante do Barroco no Brasil?
Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira
Michelangelo Caravaggio
Diego Velázquez
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O livro que inaugura o Barroco Brasileiro é:
Antologia, de Gregório de Matos Guerra
Pernaso, de Manuel Botelho de Oliveira
Prosopeia, de Bento Teixeira
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Sobre o Barroco no Brasil, é correto afirmar, exceto:
Gregório de Matos é o maior poeta barroco brasileiro e um dos fundadores da poesia lírica e satírica em nosso país. Primou pela irreverência, quebrou os modelos barrocos europeus e denunciou contradições e falsidades da sociedade baiana de sua época.
A lírica religiosa, uma das características do Barroco brasileiro, obedece aos princípios fundamentais do Barroco europeu, fazendo uso de temas como o amor a Deus, a culpa, o arrependimento, o pecado e o perdão, além de constantes referências bíblicas.
Como expressão artística da burguesia, o Barroco veiculou certos ideais políticos e ideológicos dessa classe formulados pelo Iluminismo, movimento filosófico constituído por pensadores que defendiam o uso da razão, em contraposição à fé cristã, e combatiam o Absolutismo.
A obra considerada tradicionalmente o marco inicial do Barroco brasileiro é Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, um poema que procura imitar Os lusíadas.
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Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta:
O cultismo opera por meio de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.
Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.
O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.
Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e no mesmo texto os dois elementos.
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A obra de Gregório de Matos compreende:
poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
poesia confessional e autos religiosos.
poesia satírica e contos burlescos.