Bactérias só servem para fazer mal ao ser humano? É o que veremos no quiz a seguir.
Muitos quando ouvem a palavra "BACTÉRIA" associam a uma doença, o que nem sempre é verdade, nesse quiz iremos destacar os principais benefícios de alguns desses micro-organismos aos seres humanos, afim de quebrar esse paradigma.
0
0
0
1
1) É comum as pessoas acharem que as bactérias são causadoras apenas de doenças, por isso a palavra "bactéria" muitas das vezes é evitada. Entretanto, o que nem todas as pessoas sabem é que, nem todas as bactérias são prejudicias à saúde humana pois:
Muitas bactérias são utilizadas na produção de medicamentos, como por exemplo o Botox, esse medicamento é feito com o auxílio da bactéria Clostridium botulinum, essa bactéria produz a botulítica: toxina capaz de reduzir ou eliminar contrações musculares.
Bactérias produzem toxinas específicas, toxinas são prejudiciais a saúde humana, por isso, todas as bactérias são vistas como vilãs.
Quando ingerimos bactérias podemos ficar doentes, por isso, sempre devemos lavar as mãos e ter o máximo de higiene para se proteger das mesmas, afinal, elas atuam como vírus no nosso organismo a única diferença é que poucas são inofencivas a saúde.
2
2) A flora intestinal, é composta por muitas bactérias que assumem um papel importânte na nossa saúde como a manutenção da homeostase do intestino, através de interações com o sistema imune do hospedeiro. Sabendo disso, o desequilíbrio na composição e na diversidade da flora intestinal nos primeiros dias de vida de um ser humano, pode ser crucial para desenvolver doenças como:
Intestino irritável pois, o intestino irá se desenvolver de forma confusa por conta dos atáques de micro-organismos patogênicos, promovendo ao indivíduo uma série de episódios com prisão de ventre ou diarréias, o que mostra a importância da presença dessas bactérias no corpo humano em seus primeiros dias de vida.
Hipoglicemia pois, a falta de bactérias na microbiota intestinal nos primeiros dias de vida, proporciona um desequilíbrio na absorção de açúcares, promovendo a doença.
Transtornos pisíquicos, como ansiedade e depressão na fase adulta ou até mesmo o autismo, pois a flora intestinal está associada ao sistema nervoso do indivíduo, o que mostra a importância da presença dessas bactérias no corpo humano em seus primeiros dias de vida.
3
3) Os Probióticos são bactérias presentes na flora intestinal, essas bactérias fortalem o sistema imunológico do ser humano e até mesmo em animais evitando assim, uma série de problemas à saúde porque:
Reduz a afinidade de bactérias patogênicas às células do intestino, diminuindo a capacidade dessas bactérias ruins invadirem o organismo e atacar o sistema imuni, evitando assim, sérios problemas de saúde.
Além de diminuirem a afinidade de micro-organismos patogênicos, os probióticos auxiliam células do sistema imunológico a produzirem anticorpos, estudos recentes, mostram essa afinidade.
Tanto animais quanto o homem, possuem células parecidas, cuja a única diferença está no material genético, o que explica a eficácia dos probióticos nos intestinos de um ser humano e um animal.
4
4) Bactérias muita das vezes, são introduzidas vivas em alimentos, como em iogurtes, com o intuito de melhorar a saúde do ser humano, regulando assim a carência da mesma no organismo. A bactéria L. casei é ferquentemente introduzida viva no iogurte porque:
Essa bactéria é capaz de fermentar o ácido lático e possui uma ampla faixa de pH e temperatura, auxilindo a propagação de outros micro-organismos benéficos que produzem enzimas como a amilase, auxiliando assim, a absorção de nutrientes ao corpo.
Essa bactéria é capaz de fermentar o ácido lático e possui uma ampla faixa de pH e temperatura, auxilindo a propagação de outros micro-organismos benéficos que produzem enzimas como a hexosinase, auxiliando assim, a absorção de nutrientes ao corpo.
Essa bactéria é capaz de fermentar o ácido lático e possui uma ampla faixa de pH e temperatura, auxilindo a propagação de outros micro-organismos benéficos que produzem enzimas como a bromelina, auxiliando assim, a absorção de nutrientes ao corpo.
5
5) Uma pesquisa realizada por alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicada em 2018, revelou que, certas bactérias adicionadas em alimentos têm impáctos positivos no sangue, podendo trazer benêfícios às pessoas com:
Níveis elevados de colesterol no sangue, pois elas reduzem 37% de triglicerídeos no sangue.
Níveis elevados de glicose no sangue, pois elas reduzem 37% de glicose no sangue.
Níveis elevados de glicose e colesterol no sangue, pois elas reduzem 37% dos níveis de glicose e triglicerídeos no sangue.
6
6) E se as bactérias não existissem? Será que o ser humano exsistiria?
Não, pois o ser humano libera CO2, esse composto foi produzido e liberado por bactérias fotossintetizantes na atmosfera da terra primitiva, o que mudou totalmente o percurso evolutivo.
Sim, pois o ser humano é uma espécie descendente de mamíferos e não de bactérias, tanto é que ambos possuem reinos distintos, o que exclui uma necessiadade de relação entre eles.
Não, pois o ser humano depende de O2 para sobrevivir, esse composto foi produzido e liberado por bactérias fotossintetizantes na atmosfera da terra primitiva, o que mudou totalmente o percurso evolutivo.
7
7) Na frase de Lavoisier "Nada se cria tudo se transforma", Essa frase se enquadra em vários aspéctos das bactérias, incluindo o processo de reciclagem da matéria orgânica, um meio que pode ser utilizado através desse processo para trazer grandes beneféfios à natureza e ao ser humano é:
Todas as alternativas estão corretas.
Biodegradagem: pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas como adubo natural por apresentar grandes quantidades de nutrientes, substituindo o uso de produtos químicos, trazendo benefícios à natureza num período de tempo hábil, promovendo assim, melhores fins lucrativos ao ser humano.
A compostagem: pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas como adubo natural por apresentar grandes quantidades de nutrientes, substituindo o uso de produtos químicos, trazendo benefícios à natureza num período de tempo hábil, promovendo assim, melhores fins lucrativos ao ser humano.